Publicidade Davaca novo

Saiba como limpar o umbigo corretamente e evitar o mau cheiro

Estudo aponta que região é abrigo de bactérias.

Por Neuza em 04/12/2025 às 11:26

Saiba como limpar o umbigo corretamente e evitar o mau cheiro

Foto: Freepik

O umbigo é, frequentemente, a parte mais negligenciada da rotina de higiene diária. No entanto, essa pequena cavidade pode se transformar em um verdadeiro abrigo de bactérias e acumular resíduos que, se não removidos, podem causar problemas de saúde e mau cheiro.

A maioria das bactérias que residem no umbigo faz parte da microbiota natural do corpo, mas, a falta de higiene na região permite que a sujeira se acumule e pode causar complicações.

Pesquisadores do projeto Belly Button Biodiversity (Biodiversidade do Umbigo) da Universidade Estadual da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, realizaram um estudo com 60 voluntários que mostrou que, em média, há 67 bactérias diferentes em um único umbigo. Um dos voluntários chegou a apresentar 107, uma delas que só havia sido encontrada no Japão.

Devido ao formato peculiar do umbigo, ele age como um "reservatório" natural para uma mistura indesejada que pode incluir:

Pelos e Suor
Óleo e Células da Pele
Sujeira e Fiapos de Roupa
Quando essa mistura se combina com as bactérias, pode ocorrer a onfalite, uma infecção dolorosa e com mau odor. Em casos mais graves, as secreções podem endurecer, formando um tipo de "pedra" que necessita de intervenção.

Limpeza Correta do umbigo: veja o passo a passo
Embora a maioria dos especialistas recomende lavar o umbigo suavemente com água e sabão pelo menos uma vez ao dia durante o banho, é preciso ir além para uma limpeza profunda e eficaz que previna o mau cheiro.

Se o seu umbigo é do tipo "para fora" (protuberante), a limpeza é geralmente mais fácil. Se ele é do tipo "para dentro" (introvertido), a limpeza mais detalhada é fundamental. 

Para garantir que toda a sujeira acumulada seja removida, siga estas etapas de limpeza profunda uma vez por semana:

Mergulhe um cotonete em álcool isopropílico ou etílico 70%.
Esfregue o cotonete suavemente por toda a cavidade do umbigo, alcançando as dobras. O álcool ajudará a desinfetar e dissolver os resíduos oleosos.
Use um novo cotonete e álcool fresco, se necessário, até que ele saia limpo.
Para evitar que o álcool resseque a pele sensível da região, use um novo cotonete embebido em água para remover os resíduos de álcool.
Use um cotonete seco ou um pequeno pano macio para secar totalmente o umbigo. A umidade residual é um convite à proliferação de fungos e bactérias.

Fonte: Simples Conteúdo

Tags:   higiene diária umbigo
publicidade