Inaugurado em agosto deste ano, o Centro Municipal de Educação Infantil Cora Coralina, no Residencial Ramalho, recebe diariamente 127 crianças de 1 a 5 anos com todo o conforto e cuidado dos profissionais da unidade. Às 7h30, as crianças são recebidas pela diretora, vice-diretora, secretária e coordenadora. As professoras e as auxiliares de sala, por sua vez, recepcionam as crianças na sala referência. O café da manhã acontece às 8h, e logo ocorrem brincadeiras no pátio – sempre de caráter lúdico e agregando vivências e experimentos dos pequenos.
O almoço é servido às 10h20. Já o lanche, às 14 horas e o jantar às 16h. O cardápio é elaborado pelos nutricionistas da Secretaria de Educação. Entre cada refeição, as crianças desenvolvem atividades lúdicas com o foco em atender os direitos de aprendizagem: conviver, conhecer, expressar, brincar e explorar. Os pais buscam os filhos por volta das 17 horas. "Tudo isso acontece em um ambiente climatizado e adequado para atender nossas crianças da melhor forma possível”, explicou a diretora Sônia Maria de Jesus Santana. “No espaço anterior havia muitas limitações que não proporcionavam conforto às nossas crianças. Estamos felizes em ter um espaço desse. É a realização de um sonho”.
Os quatro novos centros educacionais inaugurados nesta gestão seguem o padrão estipulado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com sala de multimeios, refeitório, sala de professores, diretoria, secretaria, almoxarifados, cozinha, copa, pátios cobertos para as crianças brincarem e demais espaços essenciais para a realização das atividades pedagógicas.