Publicidade Davaca novo

Ressaca causa destruição no litoral de Prado

Por Neuza em 12/09/2015 às 07:32
_DSC7581
Ressaca do Mar na praia do Centro de Prado, Foto: Claydson Motta / Site Prado Notícia

O litoral pradense vem sendo surpreendido pela ação de ondas e ventos fortes, principalmente na região da praia do Centro, em Prado. Na tarde desta sexta-feira (11), ondas fortes destruíram parte da orla, derrubaram vários coqueiros e algumas construções. Confira o vídeo: 

O fenômeno acontece por conta de questões relacionadas à situação climática do período, aliado a lua cheia, além da maré alta. De acordo com o Clima Tempo, uma frente fria junto ao litoral, trouxe ventos fortes de até 31.9 km/h, podendo atingir uma rajada de ventos de até 49.2 km/h.

_DSC7605
Ressaca do Mar na praia do Coqueiral, em Prado, Foto: Claydson Motta / Site Prado Notícia

Degradação ambiental – Os fenômenos naturais – ondas fortes, maré alta, empilhamento das águas no litoral – deveriam acontecer sem nenhum estrago material e rastro de destruição, se o homem não tivesse intervido a natureza.

Nos lugares das margens se constroem casas, restaurantes, destruindo as orlas frontais que serviriam de barreiras naturais para estes fenômenos. As orlas frontais servem como uma barreira física nestas situações, pois é lá que os ventos juntamente com a vegetação vão se acumulando/depositando as areias que serão utilizadas nestes momentos.

_DSC7677
Ressaca do Mar, coloca em risco barracas de praias, Foto: Claydson Motta / Site Prado Notícia

O fato de colocar/jogar pedras é apenas uma mitigação momentânea, pois além de deixar a praia feia e promover um risco aos usuários da praia, não garante que na próxima ressaca elas serão úteis.

A melhor solução, como já observadas em diversos locais do Brasil e em outros países, é a conscientização ambiental, que mostra a importância do ecossistema costeiro, fazendo com que os nativos e turistas conheçam a partir daí, preserve. "A gente só preserva quando conhece”.

Fonte: Inf. Pradonoticia

Tags:   Prado
publicidade