Prestes a completar 18 anos de acolhimento e tratamento de homens em situação de uso abusivo de álcool e drogas, a Associação Educacional e Assistencial Levanta-te, sediada em Teixeira de Freitas, foi contemplada com recursos provenientes da venda do livro "Silvicultura de Precisão", uma publicação financiada pela empresa ENVU, e que contou com a colaboração de funcionários da Suzano como autores convidados. A cerimônia de assinatura do termo de doação do valor de R$ 7 mil aconteceu no dia 16 de outubro, na sede da associação.
Fundada em 6 de novembro de 2006, a Associação Levanta-te é uma entidade sem fins lucrativos, de caráter educacional e assistencial, que acolhe homens maiores de 18 anos por tempo indeterminado, com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar. A associação fica localizada na comunidade rural de Córrego Águas Claras, onde tem capacidade para atender até 36 residentes.
"Hoje temos uma média de 15 residentes em tratamento, mas desde a nossa fundação já atendemos cerca de 600 pessoas com dependência química e devolvemos seres humanos totalmente transformados para suas famílias, sociedade e para o mercado de trabalho", ressalta o diretor de patrimônio da associação, Valter Spada.
O tratamento tem duração média de 9 meses, com acompanhamento psicológico, psiquiátrico e assistência social. Dentro da instituição, o residente tem uma rotina com trabalhos manuais, que vai desde o cultivo de horta até a criação de animais, além de terapias com profissionais.
O analista de Relacionamento Social da Suzano, Elton Ray Silva Santiago, participou da cerimônia de entrega do recurso e reforçou o apoio da empresa à instituição. "Há alguns anos nós temos parceria com o Levanta-te e, entre várias ações, por último nós doamos materiais de limpeza arrecadados por meio das inscrições solidárias da Corrida Suzano Faz Bem, realizada em setembro. Os materiais doados vão suprir a necessidade da instituição por muito tempo, diminuindo os custos. A Suzano tem o compromisso de conectar associações e entidades da sociedade civil com as oportunidades da empresa, ajudando a fortalecer trabalhos sérios e importantes, como da Levanta-te", afirma.
Livro "Silvicultura de Precisão"
Mais de 60 autores convidados, dentre eles quatro funcionários e ex-funcionários da Suzano (Clayton Alcarde Alvares, Everton Pires Soliman, Maurício Magalhães Domingues e Edival Angelo Valverde Zauza), participam do livro "Silvicultura de Precisão", obra inédita patrocinada pela ENVU. A publicação é uma coletânea de conteúdos desenvolvidos por pesquisadores de referência na área florestal e organizados por seis profissionais internos e de fora da ENVU.
"Além de falar da silvicultura de precisão, o livro aborda temas como inteligência artificial, robótica, modelagem ambiental, monitoramento remoto do estoque de carbono e até a questão da preparação de profissionais e empresas para essa revolução tecnológica no setor florestal", explica o gerente de contas da ENVU, Caique Medauar, que também é um dos autores e editor da obra. Essa ação também consolida a parceria da Suzano com a ENVU.
O livro está disponível para venda no site da livraria e editora Funep. Acesse o link: Silvicultura de Precisão – Livraria Funep