Publicidade Davaca novo

Recém-nascido é transferido por UTI Aérea do Hospital São José de Itabatã para o Hospital Manoel Novaes de Itabuna

Por Neuza em 23/04/2024 às 11:14

Recém-nascido é transferido por UTI Aérea do Hospital São José de Itabatã para o Hospital Manoel Novaes de Itabuna

Um recém-nascido do sexo masculino, filho da senhora Amanda Moreira Amarolino, foi transferido para a UTI Neonatal do Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, devido a um quadro de persistente hipoglicemia. O bebê, que nasceu no Hospital São José, em Itabatã, apresentou episódios de hipoglicemia mesmo após receber alimentação via aleitamento materno e fórmula infantil.

Na madrugada desta terça-feira (23/04), aconteceu o transporte aéreo do recém-nascido de apenas 2 dias de idade, a partir do Hospital São José de Itabatã, onde nasceu dia 21. O transporte até o Aeroporto 9 de Maio de Teixeira de Freitas foi feito pela equipe do SAMU-192 de Itabatã, de onde decolou via UTI Aérea até o Aeroporto Jorge Amado em Ilhéus, de onde o bebê foi transportado por ambulância para uma UTI Neonatal do Hospital Manoel Novaes em Itabuna.

O Governo Municipal através da Secretaria de Saúde de Mucuri, se mobilizou tão logo teve ciência do risco de vida do bebê para conseguir a vaga em caráter de urgência numa unidade hospitalar especializada materno-infantil em algum lugar do Estado. Devido a urgência do caso e da longa distância até a cidade de Itabuna, o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), se empenhou pessoalmente junto a SESAB, para liberação de uma aeronave com UTI, para transferência com segurança do recém-nascido.

O bebê que nasceu menor que o normal para a idade gestacional e com a complexidade do quadro de hipoglicemia que é um distúrbio provocado pela baixa concentração de glicose no sangue, ele manteve-se estável hemodinamicamente, eucárdico e eupneico em ar ambiente, apresentando glicemias entre 80-90mg/dl ao longo da madrugada, com alimentação e hidratação adequadas, conforme informou os médicos do Hospital São José.

O médico responsável pelo caso, Leôncio Pinheiro Pereira, solicitou a transferência do recém-nascido devido à persistência do quadro de hipoglicemia, mesmo com todo o suporte oferecido na unidade local. A transferência foi acertada e foi realizada com sucesso, e o bebê foi recepcionado com todos os cuidados necessários na nova unidade em Itabuna.

Fonte: Bahiaextremosul/Ascom

Tags:   Bebê Hospital São José Itabatã Mucuri Recém-Nascido Transferência UTI Aérea
publicidade