O Projovem Urbano existe para elevar a escolaridade de jovens com idade entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o ensino fundamental, para conquistar então à conclusão desta etapa por meio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos integrada à qualificação profissional. E, no último dia 25 de abril, sábado, 73 teixeirenses conquistaram esta formação. Em solenidade realizada no Auditório da Escola São Lourenço, eles foram cumprimentados pelo Secretário Municipal de Educação Ariosvaldo Alves Gomes, pelo prefeito João Bosco e outras autoridades. Eles são os primeiros concluintes do município.
Amigos e familiares vibraram com a conquista dos formandos. Em discurso, o prefeito falou à eles da importância da qualificação pessoal para o crescimento profissional e a conquista de melhores condições de trabalho e de vida ‘”para vocês, para os filhos de vocês”, dizia ele. A professora Joelane, coordenadora do Projovem Urbano, descreveu o momento como de "honra do município, da Secretaria de Educação, por certificar a primeira turma do Programa Projovem Urbano e cumprir com o dever de proporcionar uma educação de qualidade, incentivando estes jovens a darem continuidade em suas jornadas de estudo”, ela prosseguiu falando do incentivo que eles recebem para concluir o ensino médio e posteriormente ter um futuro promissor no Ensino Superior.
O Projovem apoia técnica e financeiramente Estados e Municípios para a oferta e o desenvolvimento de cursos do Projovem Urbano, bem como concede auxílio financeiro mensal aos jovens atendidos, durante os 18 meses de desenvolvimento do curso, no valor de R$100,00, condicionado a 75% de presença deste jovem nas atividades presenciais e a entrega de trabalhos pedagógicos. O sucesso da oferta deste Programa no município de Teixeira de Freitas é consequência do bom alinhamento dos Governos Municipal, Estadual e Federal.