Publicidade Davaca novo

Programas de voluntariado da Suzano beneficiam mais de 16 mil pessoas em 2022

Ao todo, foram mais de 16.144 beneficiados de forma direta e indireta por 1.112 voluntários, impactando 33 municípios em diferentes regiões.

Por Neuza em 05/12/2022 às 14:58

Programas de voluntariado da Suzano beneficiam mais de 16 mil pessoas em 2022

Nesta segunda, 5 de dezembro, é celebrado o Dia Internacional do Voluntariado. A data, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), incentiva ações de voluntariado para alcançar metas como a erradicação da pobreza e da fome, redução da mortalidade infantil, igualdade de gênero e a universalização do ensino básico. E a Suzano – referência global na produção de bioprodutos a partir do eucalipto, celebra a data e destaca as ações e resultados do Programa Voluntariar ao longo do ano.

A iniciativa está há mais de duas décadas promovendo o exercício da cidadania, incentivando e reconhecendo o protagonismo social nas localidades onde atua, trabalhando pela educação, sustentabilidade, diversidade, equidade e inclusão, desenvolvendo diversas iniciativas como: Formare, Contribuindo Para o Futuro, Aprender para Quê, Campanha Amigos da Vida, Mostre Seu Amor Pelo Rio Tocantins, Ações de Plantio, Ações Sociais como Voluntariar em Ação e outras iniciativas. Este ano, até a primeira quinzena de novembro, mais de 16.000 pessoas foram beneficiadas, direta ou indiretamente, pelos programas da Suzano, em 33 municípios das regiões onde a empresa atua.

Ao todo, fazendo a diferença nas comunidades do entorno, 51 unidades, Centros de Distribuição, Florestais e Escritórios da empresa estão engajados em ações em 13 estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal. “O voluntariado muda a vida de quem faz e recebe as ações. É gratificante poder contribuir por uma sociedade melhor”, comenta Elisabete Flores Pagliusi, coordenadora de Voluntariado e Projetos de Formação da Suzano.

São mais 2.112 voluntários e cerca 13.700 horas dedicadas a ações variadas ao longo do ano. E esses números continuam crescendo. No último sábado (3/12), Vitória (ES) e Teixeira de Freitas (BA) receberam mutirões de doação de sangue, mobilizando ainda mais pessoas pela saúde e bem-estar da sociedade. Realizada desde 2005, a Campanha Amigos da Vida está em sua segunda edição no ano de 2022, incentivando colaboradores, terceirizados e familiares a exercerem a solidariedade e a cidadania.

A primeira edição da campanha em 2022 beneficiou cerca de 768 pessoas com mais de 270 doadores em 10 regiões do país. Agora, as doações estão voltadas para o Hemocentro Vitória e o Hospital São Camilo (Unidade Aracruz), para apoiar as vítimas ainda internadas do ataque às escolas de Aracruz, no Espírito Santo, ocorrido no último dia 25/11. Já os voluntários da Unidade Mucuri promovem campanha de doação de sangue voltadas ao Hemoba de Teixeira de Freitas, para atender as necessidades daquela região.

Para a técnica de logística florestal da Suzano, Luana Pandolfi Batista, ser voluntário é um aprendizado constante. “Você se transforma a partir do momento que transforma a vida de alguém. É sentir que somos um agente de mudanças, saber que as nossas ações impactam positivamente na vida de diversas pessoas. É um aprendizado constante aliado à importância de sentir-se socialmente útil. O sentimento que fica é a gratidão”, afirmou a colaboradora da Unidade Aracruz.

Educação que transforma

Outra atividade voluntária da empresa é a capacitação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social moradores das áreas próximas às operações, o Programa Formare. Desenvolvido desde 2005 em parceria com a Fundação Iochpe, o projeto capacitou mais de 790 pessoas, reforçando o compromisso de promover uma mudança positiva na sociedade por meio da educação. Em 2022, foram 98 jovens formados, com 53 inseridos na Suzano, ao todo temos 49% dos jovens absorvidos pela empresa. O Programa Formare está presentes em Aracruz (ES), Mucuri (BA), Suzano (SP), Imperatriz (MA) e Três Lagoas (MS), a iniciativa envolve mais de 600 educadores(as) voluntários(as)/ano, todos colaboradores da Suzano.

Trainee da Suzano na Bahia, Letícia Mothe do Nascimento Rodrigues expressa o entusiasmo com a participação no projeto. “Ser voluntária é compartilhar amor ao próximo e poder ajudar outras vidas é muito gratificante, a sensação é única e prazerosa. De verdade, todos deveriam experimentar esta sensação, o coração transborda de felicidade e a impressão que tenho é a de estar recebendo de volta um grande abraço de carinho e gratidão”, destacou.

Fonte: Bahiaextremosul/P6

Tags:   Ações sociais
publicidade