Publicidade Davaca novo

Programa Suzano de Educação realiza encontro virtual com a temática da inclusão da pessoa surda no ambiente escolar

Café com Libras: o evento virtual promoveu um intercâmbio entre escolas do estado do Bahia e Maranhão.

Por Neuza em 01/10/2020 às 04:10

O mês de setembro é marcado por duas datas importantes: Dia Internacional da Língua de Sinais e Dia Nacional dos Surdos. Nesse período diversas atividades são promovidas com o intuito de valorizar a comunidade surda e conscientizar a população sobre a necessidade de promover a inclusão social. Nesse cenário de inclusão, a Suzano, referência global na produção de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, realizou, na tarde da última sexta-feira (25), por meio do Programa Suzano de Educação, a live "Café com Libras: comunidade surda em foco”, encontro virtual que promoveu um intercâmbio entre os municípios de Imperatriz (MA) e Mucuri (BA).

As duas cidades se conectaram para construir esse momento e compartilhar um pouco sobre as lutas e conquistas da comunidade surda. A iniciativa proporcionou uma conversa sobre as ações importantes promovidas pelas secretarias municipais de educação desses dois municípios, em prol dos alunos surdos, bem como a promoção do crescimento profissional, maior inserção e a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho. A live contou com a participação de membros das comunidades surdas, que incluem famílias de pessoas surdas, gestores, professores, colaboradores da empresa e intérpretes de língua de sinais.

O operador de embaladeira de bobinas da Suzano Unidade Mucuri, Cleber Santana, é deficiente auditivo e ressaltou a relevância do encontro virtual. "Tive o prazer de compartilhar a minha trajetória de vida durante a live e pude mostrar que a deficiência auditiva não é uma desculpa para não fazer nada e sim uma oportunidade de me esforçar mais e ir além", ressalta o operador.

Maria Ivanilde Oliveira dos Santos é gestora da 1ª escola municipal bilíngue para surdos do estado do Maranhão, localizada em Imperatriz, e que atende toda a Região Tocantina. Ela comemora a iniciativa ressaltando a importância da troca de experiências para o fortalecimento dos direitos e da inclusão das pessoas surdas na sociedade. “As discussões com o objetivo de mostrar os trabalhos com a Comunidade Surda são de fundamental importância, pois aprendemos com a experiência do outro. Disponibilizar esse espaço de discussão sobre essa temática é fundamental, pois podemos compartilhar experiências positivas com pessoas, possibilitando assim, melhorar o conhecimento sobre a temática em foco”, destaca a gestora.

Fonte: Bahiaextremosul / Ascom

Tags:   Inclusão de pessoas surdas
publicidade