As atividades do Programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), edição 2017, serão finalizadas nos próximos dias 8 e 11 de dezembro em Alcobaça (BA). Serão realizados dois eventos para apresentação das ações realizadas nas frentes de Gestão e de Mobilização, culminando com a premiação do vencedor regional do concurso “Desafio Criativos da Escola”.
A iniciativa do Instituto Votorantim, que este ano foi realizada em 52 municípios de 16 estados do Brasil, tem como objetivo contribuir para a melhoria da educação pública nos municípios com operações do Grupo Votorantim, por meio da qualificação das práticas de gestão educacional e escolar e da mobilização social das comunidades. Na Bahia, o Grupo é representado pela Fibria. Iniciado em março em Alcobaça, o Programa contou com quatro ciclos, envolvendo frentes de Gestão e de Mobilização.
O primeiro evento de encerramento, de Boas Práticas de Gestão, será nesta sexta-feira (dia 8), às 9h, na Escola Eunice Jeronimo. Participarão gestores e dirigentes de educação, com o objetivo de compartilhar as aprendizagens e experiências vividas ao longo do ano nas frentes de gestão escolar e educacional, dando visibilidade às ações educativas promovidas para que possam servir de inspiração aos profissionais de educação da rede. O tema escolhido para ser trabalhado este ano com os gestores em Alcobaça foi “Avaliação participativa para melhoria da aprendizagem”.
Já no dia 11, a partir das 14h, acontece no Centro Educacional de Alcobaça (CEIA) o evento de celebração da Mobilização Social, que é uma ação organizada junto aos membros da mobilização local, com o apoio de setores sociais do município. Esta iniciativa visa comunicar à sociedade civil todas as ações educativas bem-sucedidas: seja na frente de mobilização, com destaque para as que focaram na revitalização e no fortalecimento dos Conselhos Escolares; seja na de gestão, com ênfase na avaliação diagnóstica, que contou com a participação das comunidades escolares.
Durante este evento, será também promovida uma feira cultural com apresentação dos 12 trabalhos inscritos no “Desafio Criativos da Escola”, atrações culturais e o anúncio do vencedor regional do concurso. “Serão momentos importantes de valorização dos participantes que se empenharam junto com seus educadores e que acreditam na transformação de suas escolas”, destaca a consultor de Sustentabilidade da Fibria, Narcisio Luiz Loss.