Servidores da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Medeiros Neto participaram, na última semana, da qualificação do Programa Telessaúde, do Ministério da Saúde, coordenado pela SESAB - Secretaria de Estado da Saúde da Bahia.
Entre os 13 municípios que compõem o Extremo Sul, apenas Medeiros Neto, Teixeira de Freitas e Nova Viçosa receberam, por conta da organização e referência na atenção Básica, a capacitação para utilização dos serviços oferecidos pelo programa, através das técnicas Eliane Maria de Souza, nutricionista, especialista em Gestão e Saúde, e a Psicóloga Fabíola. O objetivo da visita das técnicas foi apresentar cada serviço, individualmente, para os trabalhadores e capacitá-los para sua utilização.
Como o nome sugere, o Telessaúde é um serviço de tele- consultoria onde o trabalhador precisa realizar um cadastro e, depois de realizado, ele pode acionar a Secretaria de Saúde do Estado para poder esclarecer dúvidas sobre processo de trabalho, duvidas clínicas, e quaisquer apoio ou respaldo da Secretaria, ou do Ministério da Saúde, tornando a Atenção Básica de Saúde do município mais resolutiva possível. Um dos principais objetivos do programa é evitar o encaminhamento desnecessário dos pacientes para média e alta complexidade, melhorando a qualidade do atendimento. Com um computador, câmera e conexão à internet, os profissionais da saúde poderão
tirar dúvidas, promover a reciclagem de conhecimentos e buscar uma segunda opinião sobre diagnósticos e procedimentos.
De acordo com Marlene Alves, coordenadora da Atenção Básica do município, para que o maior número de profissionais recebesse o treinamento, equipes de 03 unidades participaram pela manhã e equipes de mais 03 unidades participaram no período da tarde; priorizando médicos e enfermeiros da zona rural, Itupeva e Nova Lídice, por serem comunidades mais distantes da sede. “Para nós é motivo de muita alegria saber que, no Estado, somos também referência em Atenção Básica. Será uma forma de integrar a saúde para facilitar o acesso de pacientes e profissionais de saúde à orientação e diagnósticos de outros profissionais. Um grande avanço!”, explica a coordenadora.
“É a tecnologia sendo inserida na saúde. Nós tivemos o privilégio de, pelos índices que tem na Atenção Básica, pelo trabalho bem feito, pelo atendimento, sermos contemplados pela SESAB, para inserirmos essa ferramenta aqui no município. Agora, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado, teremos uma clínica online, à disposição, para tirar nossas duvidas e nos ajudar nos diagnósticos. Medeiros Neto, hoje, se torna uma referência na Atenção Básica de Saúde no Extremo Sul da Bahia, e também para a Secretaria de Saúde do Estado”, confirma Dr. Alex Serapião, secretário de Saúde de Medeiros Neto.
O secretário ainda explicou que, como todo o fluxo de informações do programa é online, cada profissional poderá encaminhar suas dúvidas ou ter acesso às respostas e até mesmo à biblioteca virtual da saúde, de qualquer computador com acesso à internet. O serviço é gratuito e dá suporte a todos os
profissionais como dentistas e auxiliares de saúde bucal, agentes de saúde e agentes de endemias, profissionais do NASF, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Fotos: JBL Comunicação