Sindicatos, movimentos sociais, alunos e professores da Universidade do Estado da Bahia (UNEB – Campus X) e do IFBA de Teixeira de Freitas realizaram na manhã da sexta-feira (25/11) panfletagem contra a PEC 241/55 (Proposta de Emenda Constitucional), que limita os gastos públicos nos próximos 20 anos.
A manifestação ocorreu em frente ao IF Baiano – de Teixeira de Freitas onde o manifestante panfletou e dialogou com motoristas e passageiros sobre o risco da PEC 241/55.
Os participantes do movimento também ofertaram sucos e alimentos aos passantes que apoiavam, ou não, a ação que foi encerrada por volta das 10h55. Para o estudante Mateus Ricardo do 7º período do curso de Biologia da UNEB, o objetivo da ação foi chamar a atenção das pessoas sobre a conjuntura política que vive o país onde há uma clara ameaça aos direitos constituídos.
De acordo com Cris Oliveira da Sindacesb-sindicato dos Agentes comunitários de Saúde e endemias do Extremo Sul da Bahia o movimento foi pacífico, educativo e os motoristas receptivos sendo dessa forma alcançado o objetivo da ação.
Outra manifestação está agendada para ocorrer no dia 29/11 no centro da cidade de Teixeira de Freitas a fim de reivindicar e informar novamente sobre o perigo que representa a PEC 241/55 para os trabalhadores brasileiros. A expectativa é que o movimento que cresce a cada dia fique ainda maior.