A formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) em Teixeira de Freitas aconteceu em duas etapas, uma matutina, para os formandos do PROERD Kids, no Studio Toy, e outra vespertina, no Espaço D, para crianças maiores. Ao todo, 750 Proerdianos celebraram. Nos dois momentos realizados nesta quinta-feira (09) houve muita emoção. Os pequenos mostraram um pouco do que aprenderam e ainda exibiram habilidades artísticas.
A formatura reuniu militares de altas patentes, magistrados, profissionais da educação, jornalistas e gestores municipais como o secretário de Educação Ariosvaldo A. Gomes e o prefeito João Bosco Bittencourt. O grupo de teatro Temat também marcou presença. Participaram neste primeiro semestre, os alunos das Escolas Municipais: Jardim Caraípe, Paulo Freire, São Lourenço, Amigos de Aracruz e Colégio da PM Anísio Teixeira.
Ao longo do processo de formação, os meninos e meninas foram incentivados a realizar trabalhos que comprovassem o quanto haviam absorvido dos conhecimentos fornecidos, os trabalhos que mais se destacaram foram premiados durante as festividades. Bem como, pessoas e instituições que participam ativamente dessa formação também foram certificadas como "Amigo do PROERD”, a exemplo do Grupo Temat, que desde a primeira formatura do PROERD leva sua arte espontaneamente para alegrar o momento.
"Precisamos valorizar e incentivar toda a atividade que visa o bem para as pessoas, assim como é o PROERD, uma ferramenta fantástica de fortalecimento dos valores familiares, morais e sociais”, analisou o prefeito.
O PROERD é uma realização da Polícia Militar da Bahia e atua junto à Rede Pública de Ensino, conferindo certificados sob a gestão do comandante do 13º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (13º BEIC) Ten Cel PM Paulo César Alves da Silveira. Os instrutores deste Programa de prevenção às drogas são a Sargento PM Kátia Paranhos e o Soldado PM Marcílio S. Costa, eles desenvolvem em sala de aula métodos de conscientização e aprendizado, num processo que dura 4 meses e tem como objetivo afastar crianças e adolescentes das drogas e da violência, oferecendo alternativas que refletem na segurança pública e aproximam a PM da comunidade.
O Programa oferece estratégias preventivas para os educandos através de seu material didático, o que possibilita as instituições escolares adequarem o seu currículo, atribuído um peso qualitativo às suas avaliações.