Publicidade Davaca novo

Produtores rurais bloqueiam BA-290 em protesto contra invasões de terras em Prado

Por Neuza em 14/02/2026 às 14:12

Produtores rurais de Prado, no extremo sul da Bahia, promoveram nesta terça-feira (14) uma manifestação para chamar atenção às recentes invasões de propriedades no município. Durante o protesto, os manifestantes bloquearam o tráfego na BA-290, na altura da ponte sobre o Rio Jucuruçu, ateando fogo em galhos de madeira para reforçar o apelo.

Segundo os organizadores, o objetivo do protesto é denunciar o conflito fundiário que se arrasta na região. Eles afirmam que alguns episódios envolvendo invasores incluem o uso de armas de fogo de grosso calibre, em ações atribuídas a grupos que se declaram indígenas.

Imagens registradas por sistemas de monitoramento na semana passada mostram invasores saqueando fazendas e empreendimentos turísticos em Cumuruxatiba, na região da Praia do Cahy, área histórica associada à chegada dos primeiros portugueses ao Brasil há mais de 500 anos.

A região é considerada de alto valor econômico e faz parte da disputa territorial envolvendo a Terra Indígena Comexatibá, intensificando os conflitos entre produtores rurais e grupos que reivindicam a posse das terras.

O protesto de hoje destaca o aumento da tensão no município e reforça a preocupação com a segurança de produtores e moradores da região. Nas últimas 48 horas, esta foi mais uma das manifestações e incidentes registrados nas rodovias do extremo sul da Bahia, evidenciando a necessidade de atenção das autoridades para o conflito fundiário local.

Fonte: Bahiaextremosul

Tags:   Protesto BA290 Prado
publicidade