Publicidade Davaca novo

Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho chega á Teixeira de Freitas

Por Neuza em 16/07/2015 às 14:13

 

 

 

O presidente do Tribunal regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA), desembargador Valtércio Ronaldo de Oliveira, esteve em Teixeira de Freitas, na manhã desta quinta feira,(16), para implantação do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT). A vinda do desembargador, faz parte das instalações do sistema que ocorrerão em outras três varas no extremo sul da Bahia. São elas. Teixeira de Freitas, Itamaraju, Eunápolis e Porto Seguro.

 


A jurisdição da Vara do trabalho de Teixeira de Freitas, abrange as cidade de Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Itanhém, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri e Nova viçosa. A unidade de Teixeira de Freitas recebeu no último triênio, 6.461 novos processos, uma média aproximada de 2.153 por ano.

 

 


O Processo Eletrônico – PJe –JT foi desenvolvido mediante parceria inédita entre o Conselho nacional de Justiça (CNJ), o Conselho Superior de justiça do Trabalho (CSJT) e diversos tribunais brasileiros. O novo sistema traz maior comodidade à população ao lidar com as burocracias do processo, pois é operado pela internet. O uso de papel fica restrito às ações antigas e pagamentos. O PJe-JT já funciona em 74 Varas da Justiça do Trabalho na Bahia. Até o fim de 2015 estará em operação em todas as 88 varas do trabalho.

 


Reconhecido pela interface amigável, o PJe-JT permite uma ótima visão do fluxo de procedimentos. Além disso, o sistema vem promovendo mudanças em toda a estrutura da Justiça do Trabalho, uma vez que estingue tarefas como carimbar e manusear a papelada. Isso traz vantagens para os cofres públicos, para o meio ambiente e para a saúde de quem lida com a burocracia. O sistema também representa mais celeridade na prestação jurisdicional e mais comodidade no acesso ao Judiciário.

 

 

Autoridades, representantes de instituições financeiras e advogados, prestigiaram a solenidade que foi coroada com a apresentação de integrantes do projeto "Orquestrando o Futuro” comandado pelo maestro Orles.

 

 

O prefeito João Bosco em seu pronunciamento falou de sua alegria em participar de mais um avanço na área tecnológica que chega á Teixeira de Freitas para facilitar a vida dos cidadãos, principalmente os mais pobres, que vão ao tribunal em busca de seus direitos, e a implantação do processo on-line vai facilitar a vida tanto do cidadão que busca seus direitos, como dos advogados que trabalham para garantir estes direitos.

 


O primeiro processo on-line foi cadastrado pela advogada trabalhista  Nildes Márcia Aires, e em poucos segundo o processo foi cadastrado e a audiência marcada.
 
 

Fonte: Neuza Brizola/Bahiaextremosul.

Tags:   Teixeira de Freitas
publicidade