Profissionais de vacinação do município participaram de uma capacitação sobre as campanhas de imunização. A ação foi promovida pela Prefeitura de Medeiros Neto, por meio da Secretaria de Saúde e Atenção Básica.
Estiveram presentes a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica - VIEP, Maiane Real, Técnica da VIEP, Sara Ferretti e vários profissionais da área.
O encontro teve por objetivo acolher as vacinadoras nesse momento desafiador, sendo elas peça chave na imunização da população, e reforçar as ações sobre a Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza (gripe), que ocorre em todo o país. Também foi abordada a questão da atualização da caderneta de vacina.
A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Maiane Real, enfatizou a importância da atualização de todos os profissionais que atuam nos Postos de Saúde da Família - PSFs e das Unidade Básicas de Saúde - UBSs.
Diferente de ações anteriores, a campanha seguirá um novo calendário e uma nova divisão de grupos considerados prioritários.
Por conta da pandemia do coronavírus, os primeiros grupos a serem vacinados serão crianças, gestantes e puérperas conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde.
GRUPOS PRIORITÁRIOS
Fase 1 (12/04 a 10/05)
-Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade;
-Gestantes e puérperas;
-Trabalhadores da saúde.
Fase 2 (11/05 a 08/06)
-Idosos com 60 anos e mais;
-Professores das escolas públicas e privadas.
Fase 3 (09/06 a 09/07)
-Pessoas com alguma comorbidade (doenças crônicas);
-Pessoas com deficiência permanente;
-Forças de segurança e salvamento e forças armadas;
-Caminhoneiros;
-Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
-Trabalhadores portuários;
-Funcionários do sistema prisional;
-Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
-População privada de liberdade.
A Prefeitura Municipal de Medeiros Neto, reforça o pedido à população para seguir as medidas sanitárias, como lavar as mãos com frequência, em ambientes que não for possível, usar o álcool 70%, manter distância segura de pessoas que estiverem tossindo ou espirrando, o uso da máscara quando não for possível manter o distanciamento físico, não tocar olhos, nariz ou boca, cobrir nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou expirar. Procurar atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar.