Publicidade Davaca novo

Prefeitura Municipal de Ibirapuã realiza cerca de 80 endoscopias neste final de semana

Por Neuza em 19/10/2020 às 05:00

“Moro na zona rural e estava esperando para fazer esse exame. É muito bom poder realizar aqui sem precisar sair para outras cidades. Trabalho como caseiro e não teria condições de custear um procedimento desses pois é muito caro, agradeço a gestão municipal por esse cuidado e atenção”. Disse o Sr. Alexandre dos Santos Barbalho de 39 anos.

Cerca de 80 pacientes do Município de Ibirapuã realizaram Endoscopia Digestiva neste final de semana, sábado (17) e domingo (18), os procedimentos aconteceram no Hospital Municipal Isaura Chácara e é uma ação da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde para sanar a demanda reprimida existente na Atenção Básica por essa Especialização.

Segundo a Secretária de Saúde Maria Olivia Bastos, a ação tem o objetivo de sanar a demanda na saúde e promover mais cuidado, segurança e comodidade a população. “Buscamos com essa ação sanar a demanda reprimida por essa especialização no município e trazer também mais comodidade e segurança aos nossos munícipes nesse período de pandemia, evitando assim o deslocamento dos mesmos para outros municípios”. Ressaltou a secretária.

Os pacientes previamente agendados foram submetidos à Endoscopia Digestiva Alta, exame que oferece imagens diagnósticas das mucosas do esôfago, estômago e duodeno (primeira parte do intestino delgado) e que, em caso de necessidade, também pode coletar material para biópsia.

A paciente Cristiane dos Santos Vieira de 38 anos é moradora da Vila Capixaba, distrito de Ibirapuã e também compareceu ao Hospital Municipal para realizar sua endoscopia. “Meu exame estava agendado, fui comunicada pela agente de saúde para comparecer hoje e realizar o procedimento. É muito cômodo poder fazer aqui perto de casa, facilita a vida da gente e evita gastos o que seria muito difícil nesse momento”. Disse a moradora do município.

Esse exame é importante para a prevenção e diagnóstico de doenças como úlcera, refluxo gastroesofágico, câncer, entre outras doenças do trato intestinal.

“Tudo muito bom, o cuidado, atenção, maravilhoso! Com certeza fazer esse procedimento na minha cidade facilita tudo, eu não teria condições jamais de pagar esse exame, quero agradecer a gestão por isso, é um gesto de atenção para com a gente”. Falou o Sr. Adevaldo Xavier Pereira, 49 anos.

Fonte: Bahiaextremosul / Brauliane Ferro

Tags:   Endoscopias Ibirapuã
publicidade