A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria Municipal de Saúde, faz alerta para a população sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação e combater o mosquito Aedes aegypt, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
• Mantenha a caixa d’agua e as lixeiras tampadas
• Descarte corretamente todo resíduo que possa acumular água
• Mantenha os baldes e garrafas com a boca virada para baixo
• Coloque areia nos vasos das plantas
• Guarde pneus em lugares cobertos
• Limpe regularmente o quintal e a piscina da sua casa
Em relação ao Carro Fumacê, A utilização segue critérios rigorosos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e tem como principal objetivo bloquear a taxa de transmissão viral das doenças em casos de surtos e epidemias. Além disso, pela legislação, a competência na aquisição do insumo para o combate do vetor é do Ministério da Saúde, cabendo aos Estados o gerenciamento dos estoques e distribuição aos municípios, responsáveis pela execução da atividade, ou seja, o município não tem esse carro disponível, ele é solicitado ao Estado que o disponibiliza mediante a um número grande de casos.Esses números de casos são informados ao estado mediante a notificação que é gerada quando a população, que apresenta sintomas, procura as unidades de saúde, daí a importância das pessoas que está apresentando sintomas procurar a unidade de saúde, não apenas para serem notificadas mas também passar por uma consulta médica e ser medicada da forma correta, pois a auto medicação pode levar a um agravamento da doença.
O uso de forma errônea e indiscriminada do carro fumacê, além de gerar desequilíbrios ambientais com a morte insetos polinizadores como abelhas e borboletas, em razão da agressividade do inseticida, pode gerar resistência do vetor (aedes) ao insumo, além de causar problemas respiratórios na população.
O Secretário de Saúde, Danilo Ricardo, fez o seu alerta sobre a importância do combate ao mosquito: “A efetividade do combate à dengue tem muito a ver com a prevenção contínua e coletiva. Nossos agentes de endemias atuam na fiscalização e prevenção, disponibilizando informações e mobilizando a população quanto à importância da eliminação de materiais que possam acumular água, limpeza de quintais e cobertura das caixas de água.”