Na manhã desta quarta-feira, 27, a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu uma reunião intersetorial sobre a Busca Ativa Escolar. O encontro, realizado no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, reuniu representantes de diversos setores da administração pública e instituições sociais.
A equipe da Secretaria de Educação apresentou a proposta e a plataforma da iniciativa, que busca garantir o direito de crianças e adolescentes à educação por meio da identificação, acolhimento e reintegração escolar.
Estiveram presentes representantes do CREAS, CRAS, CAPSIA, Atenção Básica de Saúde (UBS), Abrigo Lar Sagrada Família, AEPETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), PSEMAC (Proteção Social de Média e Alta Complexidade), Coordenação da Saúde Básica e do Programa Saúde na Escola (PSE).
O secretário de educação, Edinaldo Rezende, destacou que a Busca Ativa Escolar é uma recomendação da UNICEF e está alinhada ao compromisso da gestão municipal de conhecer a realidade das famílias, acolher suas demandas e educar com responsabilidade social.
“Assim que assumi a pasta, vi na plataforma uma ferramenta eficiente para fortalecer a comunicação em rede. O cruzamento de dados mostra que ainda temos crianças fora da escola, e essa ação visa reverter esse cenário com união e responsabilidade”, afirmou o secretário.
Estrutura da equipe local e rede de apoio
A estratégia é conduzida por uma equipe intersetorial composta pelo secretário Edinaldo Rezende (gestor político), Susana Nadier Ferreira (coordenadora operacional), as supervisoras institucionais Jocassia Oliveira da Silva, Luciléia Almeida Silva e Fernanda Schaper, e o técnico verificador Ruan Carlos Alves de Jesus.
Cada escola conta com um agente comunitário — secretário escolar, vice-diretor ou coordenador pedagógico — responsável por alimentar a plataforma com informações da comunidade escolar.
A articulação inclui ainda as Secretarias de Assistência Social e Saúde, Conselho Tutelar, associações de moradores e demais instituições da rede de proteção.
Apoio de instituições nacionais
A Busca Ativa Escolar é uma estratégia desenvolvida pela UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), com apoio da Undime, Congemas e Conasems. A iniciativa fortalece o engajamento da comunidade e do poder público no enfrentamento da exclusão escolar, assegurando o acesso à educação como direito fundamental.
Fotos: Júnior Origem