As operações realizadas pela Prefeitura de Prado, na manhã desta segunda-feira (03), resultaram na apreensão de 14 (quatorze) cavalos que estavam soltos pelas ruas da cidade.
Esta ação do Programa Municipal de Proteção e Bem Estar Animal de Prado, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, objetiva garantir mais segurança no trânsito e prevenir acidentes que possam ser ocasionados por animais de grande porte abandonados em vias públicas.
“Além de ser um risco para a segurança, tanto de pedestres como para motoristas, é também uma questão de saúde pública”, explica a coordenadora do programa, Leonilda Oliveira dos Santos.
Geralmente, esses animais são deixados soltos por seus proprietários para pastarem e acabam indo para outros pontos, invadindo a via pública e até mesmo chegando às rodovias. Os cavalos são os tipos mais comuns de animais de grande porte, encontrados perambulando pela cidade.
A Prefeitura de Prado alerta aos proprietários de animais que essas operações serão frequentes e destaca que a circulação dos mesmos pelas vias públicas acarreta penalidades aos proprietários, conforme previsto no Código Tributário Municipal – Lei 134/2004.
Os animais que não forem procurados pelos seus donos em um prazo de dez dias poderão ser doados legalmente.
Contatos: [email protected]