Dando início as atividade voltadas para a semana do meio ambiente, a prefeitura de Nova Viçosa através da Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), de Nova Viçosa iniciou nesta quarta-feira (31), as atividades com ações voltadas para conscientização da preservação do meio ambiente.
A SEMMA juntamente com a Secretaria de Educação, realizou nesta quarta-feira visitas as escolas municipais onde foram abordados temas ligados a Semana do Meio Ambiente e a importância da preservação da Natureza.
Como parte do projeto “Recuperando Meu Bioma”, foi realizado o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica com influência em restinga. A restinga é uma vegetação predominante na área costeira do município, principalmente ao longo de praias e das planícies. Estas plantas tem a capacidade para suportar altas temperaturas, salinidade, dessecação e sobrevivem com poucos nutrientes.
Nova Viçosa era habitada por índios Aimorés até 1720 quando foi ocupada por colonos provenientes do município de Mucuri. Com a chegada desses colonos foi fundada o povoado de Campinhos, às margens do Rio Peruíbe.
No ano de 1798, São Domingos Monteiro, principal fundador do povoado edificou a capela de Nossa Senhora da Conceição de Campinhos. No mesmo ano, o povoado foi elevado ao status de vila, com o nome de Viçosa, que segundo eles, era devido ao viço da vegetação da região.
Dando continuidade as atividades voltadas para a semana do Meio Ambiente, nesta quinta-feira, 1º de Junho haverá visita ao Bosque Frans Krajcberg, no Centro de Nova Viçosa. Nos dias 01 e 02 de Junho a SEMMA fará exposições com os projetos que já foram implantados pela secretaria.
No sábado (03) acontecerá a distribuição de mudas nativas também no Bosque Frans Krajcberg. No domingo (04) a associação de caiaqueiros juntamente com moradores e apoiadores da ação, realizará o mutirão de limpeza da praia.
Finalizando as atividades no dia 05 de Junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, acontecerá a inauguração e exposição da miniatura da casa da árvore, uma réplica da casa onde viveu o artista polonês, de Frans Krajcberg. A obra é do artista e escultor Everaldo Costa de Nova Viçosa.
Ainda no domingo, acontece a apresentação do movimento AJA (Avanço Jovem em Ação), e a apresentação do projeto CHAMARÉ que trata da Educação Ambiental em curso.