
A construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Porte-1 no bairro Triângulo Leal, em Itabatã, distrito de Mucuri, avança como mais um importante investimento na área da saúde pública do município. A obra, fruto da parceria entre a Prefeitura de Mucuri e o Ministério da Saúde, está sendo executada dentro do modelo do Novo PAC e contará com infraestrutura moderna, projetada para ampliar e qualificar o atendimento da atenção básica à população.
Com investimento de R$ 1.819.627,24, a unidade está sendo construída na Rua Tapajós, com acesso também pela Rua Rio Bonito. O projeto segue o padrão federal das novas UBSs implantadas pelo Governo Federal, com ambientes amplos, iluminação natural, espaços acessíveis e área externa destinada ao paisagismo e convivência, priorizando conforto tanto para pacientes quanto para profissionais de saúde.

Segundo o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o Robertinho (União Brasil), a nova UBS representa um avanço significativo para a saúde preventiva no município. Ele destacou que o investimento vai além da construção de um prédio público, refletindo o compromisso da gestão em oferecer um atendimento mais humanizado e eficiente à população de Itabatã.
"Estamos investindo em uma estrutura moderna, que proporcionará mais dignidade e qualidade no atendimento à nossa população. O modelo do Novo PAC é referência em infraestrutura, e queremos oferecer aos moradores de Mucuri um serviço de saúde cada vez melhor", afirmou o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, Fernando Jardim, ressaltou que a unidade foi planejada para atender às demandas atuais da comunidade, reunindo tecnologia, funcionalidade e conforto. A expectativa é que a UBS tenha capacidade para atender mais de 4.500 moradores, fortalecendo os serviços oferecidos pela atenção primária.
A futura unidade contará com equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e outros profissionais, garantindo acompanhamento contínuo às famílias. Entre os serviços disponibilizados estarão consultas médicas, vacinação, acompanhamento pré-natal, programas preventivos e demais ações voltadas à promoção da saúde.

Além de ampliar a capacidade de atendimento, o projeto foi concebido para oferecer melhores condições de trabalho às equipes de saúde, contribuindo para um atendimento mais eficiente e acolhedor.
A construção da nova UBS também marca a solução de um impasse administrativo que perdurava há mais de dez anos. O projeto original, que previa a implantação da então UBS-15, teve início em 2009, mas nunca chegou a ser executado.

Desde 2021, a atual gestão municipal iniciou negociações junto ao Ministério da Saúde para recuperar o projeto. Um dos principais entraves era a existência de um processo administrativo relacionado ao recebimento de recursos federais destinados à obra durante a administração municipal de 2009 a 2012, sem que a construção fosse realizada.
Por conta dessa situação, a equipe destinada à UBS-15 continuou funcionando provisoriamente nas instalações da UBS-12, em período parcial. Após regularizar a situação do município junto ao Governo Federal e restabelecer sua adimplência no início de 2026, a Prefeitura conseguiu viabilizar a execução da obra.

Unidade do mesmo modelo arquitetônico já inaugurada no bairro Pimentas na cidade de Tanque Novo, no sudoeste da Bahia.
Agora, o projeto retorna em uma versão mais moderna e robusta, seguindo o padrão arquitetônico das UBSs Porte-1 do Novo PAC, considerado superior ao modelo inicialmente previsto. A nova unidade reforça os investimentos da administração municipal na saúde pública e consolida Itabatã como um dos principais polos de expansão dos serviços de saúde em Mucuri.
Com a conclusão da obra, a expectativa é oferecer mais qualidade no atendimento, ampliar o acesso aos serviços de atenção básica e garantir melhores condições para a promoção da saúde e prevenção de doenças no distrito.
