A Prefeitura de Medeiros Neto realizou, nesta terça-feira (05), a I Conferência Municipal de Saúde Mental por meio da Secretaria de Saúde através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
O evento, promovido pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) em parceria com a demais funcionários da Secretaria de Saúde. O evento foi gratuito para a comunidade.
Estiveram presentes, a Secretária de Saúde, Júnia Garcia, a Secretária de Assistência Social, Lana Pinto, e representando o prefeito, o Secretário de Educação, Rildo Fonseca, o pastor Celso Godoy, representando a Usina Santa Mária, Marcos Lemos, dentre outras autoridades.
a Conferência Municipal de Saúde Mental é um espaço de grande importância para discussão das políticas referentes ao assunto na esfera da gestão municipal. “A realização deste evento é essencial para que o Município possa avaliar as estratégias que vêm sendo aplicadas em relação à saúde mental e promover os devidos ajustes e atualizações nos protocolos no intuito de oferecer um serviço ainda melhor e mais alinhado com as necessidades da população”, destaca a Secretária de Saúde, Júnia Garcia.
Além de discutir ações em âmbito municipal, a Conferência também tem o objetivo de eleger os delegados que irão participar das conferências da região e do estado.
A Secretária finalizou enfatizando que: “A Conferência Municipal de Saúde Mental configura-se como uma importante ferramenta de fortalecimento de políticas públicas, reunindo os diversos segmentos da sociedade e autoridades para debater temas relevantes, relacionadas com a Política Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras drogas, bem como eleger delegados que irão representar o Município na etapa regional e na etapa estadual. Por isso, a participação da comunidade foi de extrema importância “, explica.
O tema da Conferência deste ano é: “Política de Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.