A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Obras de Itamaraju iniciou a construção da maior ciclovia urbana e pista de caminhada do município, uma obra moderna e planejada para levar mais qualidade de vida aos moradores de uma grande região da cidade, que inclui os bairros Jaqueira, Primavera, Real Park, Nova Liberdade, Liberdade, Urbis III, Italage, Urbis II, Itatiaia, Furlan e muitos outros bairros e condomínios da zona leste de Itamaraju. O prefeito Marcelo Angênica (PSDB) e o secretário de obras Antônio Charbel Vieira, o “Toninho” visitaram as atuais obras da ciclovia que estão começando a partir do Rio Furado pelas duas laterais da Rodovia BA-489, no sentido Prado ao centro de Itamaraju, medindo 4 quilômetros e 400 metros de extensão.
O prefeito Marcelo Angênica assegura que uma das metas da gestão municipal é modernizar a cidade, construindo equipamentos que tragam mais qualidade de vida aos moradores. “Já modernizamos parte da BR-101 nos bairros Santo Antônio do Monte, Alvorada e Canaã, vamos em breve iniciar a modernização da outra parte das laterais da BR-101 no trecho dos bairros Tassizão e Monte Pescoço, estamos buscando o financiamento do FENISA para modernizarmos todo centro urbano de Itamaraju. Mas, atualmente estamos investindo mais de R$ 8 milhões de recursos próprios nas obras da ciclovia dos bairros da zona leste da cidade, com espaços para pedestres, o cooper de pessoas, o passeio de moradores com seus pets e para o ciclista, que será toda 100% iluminada com lâmpadas de LED para dar mais acessibilidade, saúde e segurança para a população de Itamaraju”, disse o prefeito Marcelo Angênica.
Durante a extensão da ciclovia haverá academias ao ar livre para as pessoas se exercitarem, além de um paisagismo característico para que a região possa receber o seu devido embelezamento. “É uma ciclovia muito importante para a comunidade, tanto para as pessoas que residem nesta região do complexo de bairros da Liberdade que utilizam essa via para ir trabalhar, para ir para a região central, mas também para a população em geral que fará uso dessa obra como opção de lazer e de esporte. Estamos trazendo esta tradição do exercício físico, do pedal, da prática do ciclismo, e essa ciclovia virá para atender esse público. Concluída a ciclovia, a gente fará a plantação de grama e de palmeiras, deixando o local mais bonito e atrativo para a população”, afirmou o prefeito Marcelo Angênica.