Foto: Reprodução
Na noite desta segunda-feira, 13 de maio, a Prefeitura Municipal de Eunápolis anunciou que realizará um concurso público para o preenchimento de 170 vagas em diversos cargos e níveis de escolaridade, exceto para professores e médicos. O anúncio foi feito pela prefeita Cordélia Torres durante uma entrevista coletiva em seu gabinete.
“Como já realizamos o enquadramento dos professores, não é justificável realizar um concurso público para essa categoria agora”, explicou a prefeita.
Segundo Cordélia Torres, o processo licitatório para a execução do certame já está em andamento, e o edital será publicado no Diário Oficial do município nos próximos dias.
A prefeita lembrou que o último concurso público no município foi realizado há 9 anos. Em 2015, durante a gestão do então prefeito Neto Guerrieri, foram abertas 390 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade nas áreas de saúde, educação, fiscalização, administração, entre outras.
Cordélia Torres esclareceu que a realização de concurso público em ano eleitoral é completamente legal. Concursos públicos são processos administrativos regidos por leis específicas e não são influenciados pelo calendário eleitoral.
Ela mencionou que, em alguns casos, a posse dos aprovados pode ser adiada por questões relacionadas à transição de governo, mas a realização do concurso não é proibida durante este período.