O registro de Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é um tipo de “selo de qualidade” para os produtos de origem animal. Criado, monitorado e inspecionado pela município, via Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária. Ele leva em consideração os procedimentos de inspeção higiênica e sanitária. E, há poucos dias, a Prefeitura comprou mel, o primeiro produto com o registro SIM, para integrar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
“Essa aquisição é um marco”, avalia a diretora de fomento a agricultura, Katiane Pereira, afinal, o ato ajuda a fomentar a produção da agropecuária local, bem como apicultura e demais produções locais.
Os alimentos do PAA são comprados pela Prefeitura e entregues para entidades filantrópicas, contribuindo com a qualidade alimentar das pessoas em situação de vulnerabilidade social. Comprando os produtos do PAA com o registro SIM, além de levar o alimento a quem precisa, a Prefeitura valoriza o pequeno produtor rural e atesta a qualidade da mercadoria.
“Em meio a esta pandemia, o objetivo é ajudar, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos. Estamos fornecendo produto inspecionado para estas instituições. Tanto o mel, quanto o própolis estão registrados no SIM. É a completa certeza da qualidade e da segurança para o consumo”, como diz Katiane.
Como atua o SIM?
O trabalho é da Secretaria de Agricultura. Existe uma equipe multiprofissional para orientar e acompanhar a produção. Por fim, emite-se o selo de qualidade. A inspeção e a fiscalização tem o objetivo de garantir mais segurança na comercialização dos produtos de origem animal produzidos em Teixeira de Freitas.
O SIM agrega valor aos produtos
Produtores interessados em adquirir o selo do SIM, devem entrar em contato direto com a equipe da Secretaria de Agricultura pelo telefone (73) 3011 2738, das 7h às 13h. O atendimento está sendo por telefone, devido às medidas de controle da Covid-19.