Não tem como passar despercebida a transformação do Hospital Municipal de Caravelas. Com a estrutura construída há mais de 60 anos, no período pós 2ª Guerra Mundial, a principal unidade de saúde do município foi entregue nesta quarta-feira, dia 12, com profundas mudança estruturais.
Dos ambientes climatizados à mudança de localização de salas, o hospital passou por completa reforma interna, afim de garantir maior segurança aos pacientes e equipes de saúde.
Novos equipamentos (respirador, carro de anestesia, bisturi elétrico, aspirador, monitor cardíaco, foco e mesa cirúrgica) foram instalados e diversas salas adaptadas (lavatório, vestiário para os médicos, esterilização, atendimento aos recém-nascidos, pré-parto, centro cirúrgico e lavanderia).
Praticamente, um novo hospital com maior organização dos setores (novos mobiliários e armários), nova sala de raio-x (com isolamento de chumbo em toda a parede e porta, além do deslocamento para o lado do pronto socorro), nova sala vermelha (com suporte de oxigenação, medidor de pressão arterial e batimentos cardíacos), nova sala de pré-parto (com escada e bola para a preparação do parto humanizado, mesa de parto e foco cirúrgico novos), puerpério (com novos colchões e plotagem em mobiliários e paredes para maior humanização), nova pediatria (com plotagem e brinquedoteca), três berços aquecidos e duas incubadoras (inclusive, com uma móvel).
De acordo com o Prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, "quem procura um hospital, busca os cuidados para sua saúde. A nossa gestão, além de oferecer o atendimento necessário, trabalha para oferecer o acolhimento e o conforto aos usuários da rede pública de saúde, de maneira que se sintam bem acolhidos, numa unidade moderna e preparada para atender bem a população", destacou.