Publicidade publicidade

Prefeito Robertinho pode abrir mão da reeleição em Mucuri, deputado Robinho desponta como uma alternativa sólida

Por Neuza em 02/07/2023 às 17:25

 

 Prefeito Robertinho pode abrir mão da reeleição emMucuri, deputado  Robinho desponta como uma alternativa sólida

O prefeito de Mucuri, Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), apesar de ter o direito de se candidatar à reeleição em 2024 ou não, informações dão conta que ele não tentará a reeleição no próximo pleito municipal, de acordo com informações não oficiais que circulam nas redes sociais. Um áudio vazado revelou que o deputado estadual Carlos Robson Rodrigues da Silva, conhecido como Robinho (PP), será o candidato apoiado por Robertinho no ano vindouro.

 
Embora as razões exatas para a decisão de Robertinho ainda não sejam conhecidas, a notícia surpreendeu o grupo político do atual prefeito, dado seu favoritismo nas pesquisas de intenção de voto e aprovação popular do seu governo. O prefeito Robertinho enfrentou grandes desafios ao assumir seu terceiro mandato em 2021, com o município de Mucuri sofrendo com dívidas e falta de crédito.

No entanto, ele conseguiu reverter a situação, equilibrando as contas, realizando obras com recursos próprios e fortalecendo a saúde pública, promovendo robustez no aporte financeiro ao estabelecer um novo convênio com o Hospital São José de Itabatã, o que resultou em uma ampliação dos serviços médicos especializados oferecidos à população. Além disso, ele assegurou o pagamento dos servidores públicos sempre dentro do mês trabalhado, demonstrando um compromisso com a estabilidade financeira do município.

 Prefeito Robertinho pode abrir mão da reeleição emMucuri, deputado  Robinho desponta como uma alternativa sólida

Apesar dos esforços do prefeito, a arrecadação municipal apresentou uma queda significativa desde de novembro de 2022, em comparação aos seus últimos 20 meses. A receita proveniente de impostos como ISS, IPVA, ICMS e FPM diminuiu em cerca de 11 milhões de reais, o que representa uma perda de aproximadamente dois milhões de reais por mês. Esse déficit afetou diretamente a capacidade da Prefeitura Municipal de cumprir seus planos, seus índices prudenciais e comprometeu o orçamento previsto para a realização de obras e investimentos. A situação financeira delicada pode ter influenciado a decisão de Robertinho de não concorrer à reeleição, por acreditar, talvez, que uma reeleição custa caro, tanto que para a maioria dos gestores, como mostra a história, a reeleição quase sempre resulta em prejuízos ao município.

Diante dessa conjuntura desafiadora, especula-se que o prefeito Robertinho esteja buscando soluções para lidar com a queda na arrecadação enquanto enfrenta a oposição política. Seus adversários políticos, como é comum em campanhas eleitorais, podem se aproveitar da situação para desgastar sua imagem e promover suas próprias candidaturas. Nesse contexto, Robertinho pode ter optado por deixar a vaidade de lado – priorizando o bem-estar dos munícipes -, e seguir trabalhando e dando o seu melhor para a população, sem a preocupação imediata da reeleição, a fim de evitar ataques e focar exclusivamente na administração efetiva, até porque, ele deve ter a consciência que possui um grande compromisso com o município até o dia 31 de dezembro de 2024.

Ainda é importante destacar que o prefeito Robertinho também vem demonstrando preocupação com o futuro de Mucuri. Ele reconhece que não pode permitir que qualquer candidato vença as eleições e prejudique o projeto em andamento que vai elevar o município de Mucuri a um novo patamar, tanto que ele é um único gestor da história de Mucuri que nunca endividou o município com empréstimos públicos. Nesse sentido, o deputado estadual Robinho surge como uma opção promissora, tendo em vista sua vasta experiência em administração pública e influências tanto no âmbito estadual quanto federal. Robinho já é conhecido pela população de Mucuri e conquistou sua confiança ao longo dos anos, inclusive, sempre foi muito bem votado no município de Mucuri.

A decisão do prefeito de Mucuri, Robertinho, de não buscar a reeleição nas eleições municipais de 2024 tem causado surpresa e especulações na cidade. Embora as razões por trás dessa escolha ainda não sejam conhecidas oficialmente e nem sua equipe de governo foi ainda comunicada oficialmente sobre tal atitude, mas, é evidente que Robertinho enfrentou desafios significativos durante seu mandato, mas conseguiu superá-los e promover melhorias para o município. Com a queda na arrecadação municipal, especialmente nesses primeiros 6 meses de 2023, a administração pública passou a enfrentar dificuldades financeiras que podem ter influenciado a decisão do prefeito.

A possibilidade de o deputado estadual Robinho se candidatar com o apoio de Robertinho desponta como uma alternativa sólida para dar continuidade ao projeto de desenvolvimento de Mucuri. A confiança depositada em Robinho pelos munícipes, somada à sua experiência e conexões políticas, torna-o um potencial sucessor capaz de manter o progresso alcançado até o momento.

Enquanto as eleições se aproximam, o povo de Mucuri acompanhará atentamente os desdobramentos políticos e aguardará a confirmação oficial sobre a decisão de Robertinho e seu apoio a Robinho. Independente do desfecho, a expectativa é que o município de Mucuri continue avançando e superando os desafios que surgirem, com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida para seus cidadãos.

Fonte: Por; Rubem Gama

Tags:   Mucuri reeleição Robertinho Robinho
publicidade