Devido às fortes chuvas que atingiu a cidade nos últimos dias, o prefeito de Lajedão, Ariston Almeida Passos Filho, o “Tonzinho” (PSD), decretou estado de emergência no município. O Decreto nº 056 de 8 de dezembro, vai possibilitar a elaboração imediata de um mapeamento dos prejuízos.
Apesar de não ter sido atingida por enchentes, Lajedão teve muitos estragos. Duas pontes, uma no trecho do distrito de Vila Betim e outra, de Barcelona, foram destruídas e precisam ser refeitas, as estradas foram todas destruídas, e duas casas desabaram.
De acordo com o prefeito “Tonzinho”, a destruição nas estradas foi a maior motivação para o decreto. "Tivemos vários pontos de alagamentos em diversas estradas do interior do Município, além de muitos estragos na maioria delas. Barrancos foram danificados, o que fez com que pedras e galhos caíssem para o meio das estradas. Em alguns pontos a estrada mais parecia um rio, de tanta água que acumulou.", explicou.
O prefeito adiantou que as ações serão tomadas com a maior rapidez possível. "As chuvas deram uma trégua e o tempo está permitindo o trabalhando de recuperação nas estradas e na construção das novas pontes para tornar melhor o trafego", afirmou.
A Prefeitura Municipal também disponibilizou uma máquina para permitir o transporte de leite das fazendas da região.