Bento Lima e prefeito Marão. Foto/ redes sociais
Ilhéus/BA – A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (26), a Operação Barganha, que investiga um esquema de fraudes em licitações e desvios de recursos públicos na Prefeitura Municipal de Ilhéus. Entre os principais alvos da operação estão o prefeito Mario Alexandre, o "Marão" (MDB) e seu aliado político Bento Lima (PSD), candidato à prefeitura e ex-secretário de Gestão. Outros envolvidos incluem o ex-procurador-geral do município, Jefferson Domingues Santos, além de dois empresários e duas empresas.
Foto/ Divulgação PF
As investigações, conduzidas em parceria com o Ministério Público Federal, revelaram um esquema de pagamento de propina para favorecer empresas em contratos com o município, em áreas como saúde, educação e limpeza urbana. Segundo a PF, os acordos entre agentes públicos e empresários eram feitos antes das licitações, garantindo a vitória das empresas envolvidas.
Nesta quinta-feira, foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão nas cidades de Ilhéus, Itabuna, Salvador, Lauro de Freitas e Vitória da Conquista. Além disso, foram determinadas a quebra de sigilos bancário e fiscal dos envolvidos, além da apreensão de valores. Os contratos investigados somam mais de R$ 45 milhões.
Foto/ Divulgação PF
De acordo com a Polícia Federal, além da fraude nas licitações, foi constatado o superfaturamento de serviços, falsificação de documentos e lavagem de dinheiro. As ações envolveram diversas secretarias municipais, com impacto direto nos serviços prestados à população. Na casa de um dos investigados a Polícia Federal apreendeu mais de R$ 700 mil reais em espécie.
Os investigados poderão responder por crimes como frustração do caráter competitivo da licitação, corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
A operação segue em andamento, e a expectativa é que novas informações sejam reveladas com o avanço das investigações.