Quem esteve presente ao evento na manhã desta sexta-feira (11), no Espaço Cultural de Posto da Mata, distrito de Nova Viçosa, pode perceber a esperança brilhando nos olhos daquelas pessoas que estava recebendo o documento de posse de suas casas.
O sonho realizado pela prefeita Luciana Machado e sua equipe, fez renascer a esperança para as mais de cem pessoas moradoras do bairro Iranildes Rodrigues Neves (Invasão), presentes ao evento. Vários vereadores também participaram da entrega dos títulos.
Para a prefeita Luciana, a entrega dos Títulos de Regularização Fundiária é o início de um grande sonho da gestão, dar dignidade e segurança as pessoas que moram naquele local, “a maioria das pessoas viviam inseguras e sob pressão de algumas pessoas que se diziam lideranças e ameaçavam tomar o terreno, tomar as casas por falta de documentação, as pessoas viviam inseguras, com medo, e o primeiro compromisso que fiz foi Regulamentação Fundiária” disse Luciana.
“Assim podemos definir o dia de hoje, um dia que fica guardado em nossos corações, dia de entrega dos títulos de regularização fundiária, muitos mais que os papéis, neste ato, entregamos dignidade, sonhos realizados e mais um compromisso honrado com os moradores do Bairro Ivanildo Rodrigues” disse a gestora.
Regulamentação Fundiária é a garantia que o imóvel pertence a pessoa que o habita. Isso foi garantido hoje pela prefeitura que entregou aos moradores o documento registrado, desburocratizando o processo de escrituração e regularização do imóvel, facilitando a titularização, principalmente para pessoas carentes, que não tiveram custos com o registro e impostos.
Zete Castelan, Secretária de Assistência Social, peça fundamental para que o sonho dos moradores do bairro Iranildes Rodrigues se tornasse realidade, disse se sentir recompensada em ver os sonhos de tantas famílias sendo concretizados "Não foi um trabalho fácil, eu e minha equipe trabalhamos arduamente para que esse sonho se tornasse realidade, estou feliz em olhar para essas pessoas e saber que contribuir para que eles tivessem a certeza que são realmente donos de suas casas”
O que disseram os moradores;
Cleonice Manoel de Jesus, mãe de 04 filhos, definiu assim a sua conquista “ Tudo, tudo de bom, é uma satisfação está com o documento hoje em mãos, esse era um sonho nosso lá na invasão, hoje não é mais invasão, né?” disse a jovem mãe que de agora em diante só espera melhoras.
Alessandra Cardoso disse que o documento que hoje recebeu das mãos da prefeita é uma libertação, “uma satisfação muito grande saber que agora é nosso, que a gente tem a dignidade renovada, que a gente pode dizer com orgulho que a casa é nossa” concluiu a mãe de quatro filhos.
O veterano Marco Antônio Guarssoni de 65 anos, um dos primeiros moradores do bairro não continha a alegria em ter nas mãos o documento de posse de sua casa “eu não tenho nem palavras de tanta emoção que estou sentindo, vivíamos ameaçados de termos os nossos imóveis tomados, agora é minha casa, minha vida, minha felicidade”, comemorou o senhor Marco.
Os moradores tem outras conquistas a comemorar, a energia elétrica já está chegando no bairro, e segundo a prefeita, outros benefícios já estão a caminho.