A prefeita de Nova viçosa, Luciana Machado, participou na manhã deste domingo, 30 de abril, na cidade de Caravelas, do evento de assinatura do projeto de reativação da ferrovia Bahia-Minas.
Ao lado do prefeito Silvio Ramalho e de outros tantos prefeitos mineiros e autoridades que se fizeram presentes ao evento, Luciana falou desse momento histórico para Caravelas e para Minas Gerais que sonha com esse momento há mais de 50 anos.
A solenidade de assinatura do projeto aconteceu na Praça principal de Ponta de Areia em Caravelas Bahia. O anuncio do retorno da ferrovia Bahia – Minas, através da empresa MTC Multimodal Caravelas, hoje houve a assinatura do contrato que será o ponto de partida para o início das obras de retomada da ferrovia Bahia - Minas.
O Evento contou com a presença de vários líderes políticos mineiros e baianos, dentre eles o prefeito de Alcobaça Zico de Baiato e o ex-deputado mineiro, João Leite, um dos idealizadores do retorno da ferrovia.
A publicação no Diário Oficial da União foi no dia 07 de fevereiro, com a Deliberação nº 31, de 03 de Fevereiro de 2023, autorizando a construção e exploração de estrada de ferro localizada entre Caravelas/BA e Araçuaí/MG. O prazo, inicialmente, previsto é de 98 (noventa e oito) anos.
Com a retomada da ferrovia Bahia-Minas renasce a esperança da retomada do desenvolvimento regional, com grande impacto em todo o estado, através da arrecadação de impostos, da circulação de bens de consumo e serviços, impulsionando a região sul da Bahia e norte de Minas Gerais e Espírito Santo, como importante alternativa para o transporte de minério, celulose da planta industrial da Suzano S/A de Mucuri/BA e combustíveis, principalmente, etanol produzido em Caravelas/BA e Serra dos Aimorés/MG.
O retorno da ferrovia sem sobra de dúvidas será um grande marco para as cidades do norte e nordeste de Minas Gerais e também para as cidades do Sul e todo o litoral Baiano. A notícia do retorno da ferrovia é sem sombra de dúvidas uma das melhores notícias para os moradores de Nova Viçosa, principalmente de Posto da Mata por onde a ferrovia passará.
Com a reativação da Bahia-Minas virá melhorias para todos, fazendo surgir novas oportunidades de emprego. “É muito bom saber sobre este retorno, vi a ferrovia funcionar quando ainda era criança, ficarei muito feliz em revê-la em funcionamento novamente.” Disse a moradora Sra. Maria G. Souza.