Na manhã desta segunda-feira (11), Policiais Civis da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) de Teixeira de Freitas e da Coordenadoria Regional da 8ª Coorpin promoveram um "Minuto de Silêncio" em memória da Delegada de Polícia Civil Patrícia Jacques, que foi vítima de feminicídio em 11 de agosto de 2024.
A homenagem aconteceu exatamente um ano após o crime que abalou a corporação e toda a comunidade. Colegas de trabalho, autoridades e amigos participaram do ato, reforçando a importância de manter viva a memória da delegada e de lutar para que outras mulheres não sejam vítimas da violência de gênero.
O momento de reflexão aconteceu durante o "Agosto Lilás", mês dedicado à conscientização e ao combate à violência doméstica e ao feminicídio. Ao longo deste período, diversas palestras e ações educativas estão sendo realizadas em Teixeira de Freitas e em toda a região, com o objetivo de esclarecer vítimas e também agressores sobre as consequências legais e sociais da violência doméstica.
Segundo a Polícia Civil, a campanha busca não apenas informar, mas também encorajar mulheres a denunciarem situações de agressão, garantindo que recebam apoio e proteção.
O Agosto Lilás é uma ação nacional, inspirada na Lei Maria da Penha, e reforça a necessidade de políticas públicas e mobilização social para erradicar a violência contra a mulher.