Publicidade Davaca novo

Polícia cumpre mandado de reintegração de posse em Itabela

Por Neuza em 26/11/2014 às 15:41

 

 

 Fotos: Clic101.

Uma operação conjunta das polícias; Federal, Militar, CAEMA e Rodoviária Federal, cumpriram um mandado de reintegração de posse de 15 propriedades rurais que foram invadidas por índios no povoado de São João do Monte, distrito de Itabela.

 

Os policiais chegaram por volta de 5:00 horas da manhã desta quarta feira, 26 de novembro, na região de Montinho, para cumprir o mandado de reintegração de pose aos legítimos proprietários que teve suas áreas invadidas por índios e supostos índios.

 Fotos: Clic101.

 

 Fotos: Clic101. 

 

 

 

A operação contou com o comandante da Polícia Militar, Major Cleber Santos, um delegado da Polícia Federal, Jones Leite, policiais militares, viaturas do SAMU, trator e carros de apoio. No Km 778 da BR 101, onde teve inicio a operação, os policiais encontraram resistência dos índios, foi preciso o uso de bombas de efeito moral para controlar a situação.

Inconformados, os índios quebraram pontes e atearam fogo nas pastagens, mata nativa e plantação de cacau, provocando muita fumaça na região, informou um dos proprietários das terras invadidas. Na fazenda Brasília e Boa Vista, duas pontes foram queimadas, mais os policiais e os carros de apoio conseguiram passar.

 

  Fotos: Clic101.

 

A polícia informou que, por volta de meio dia, cinco fazendas já haviam sido devolvidas aos donos, e até o final do dia todas as fazendas serão reintegradas. Na fazenda Brasília, segundo proprietário, novecentas cabeças de reses desapareceram, causando um prejuízo de mais de um milhão de reais. Instalações e pastagens também foram destruídas.

Há suspeitas por parte de moradores e policiais que foragidos da justiça esteja infiltrados entre os indígenas. Outra informação não conformada é da prisão do cacique Alfredo, da Aldeia Boca da Mata. Várias motocicletas e um carro foram apreendidos e vão ser periciados.

Por motivos de segurança, a imprensa não pode entrar na área de conflito.

Fonte: Neuza Brizola

Tags:   Itabela
publicidade