O assassinato de Joab dos Reis Ramos aconteceu no ano de 2012. Ele foi atingido por golpes de arma branca e acabou morrendo, na época, Adeilson da Silva Gama que também foi agredido e sobreviveu ao crime.
A Polícia Civil veio trabalhando no caso desde então, junto ao Inquérito 116/2012, e teria identificado o autor como "Batata”, de prenome Adailton, sendo efetivada a Representação por Prisão Preventiva dele no curso das investigações.
Depois de ser apresentado na Delegacia de Teixeira de Freitas, já por suposto crime de tráfico no dia 9 de abril deste ano, durante uma ação da Polícia Militar, a Polícia Civil dando continuidade nas investigações do homicídio conseguiu no Interrogatório de Adailton dos Santos Peçanha, o "Batata”, esclarecer em definitivo a autoria do homicídio.
"Batata” confessou o crime e disse que ação foi resultado de uma briga com as vítimas no interior de um bar, o que pode até ser uma qualificadora do crime.
Já existindo materialidade e autoria o Inquérito será remetido a Justiça para que o acusado seja processado e levado à Juri.