Publicidade Davaca novo

Polícia Federal faz ação em Governador Valadares para combater esquema de migração ilegal para os EUA

De acordo com as investigações, os suspeitos promoveram a saída ilegal de cidadãos brasileiros, incluindo crianças e adolescentes, com o objetivo de obter vantagens financeiras.

Por Neuza em 27/11/2024 às 10:50

Polícia Federal faz ação em Governador Valadares para combater esquema de migração ilegal  para os EUA

Foto/ Divulgação PF

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (26/11), a Operação Gimnasio, com o objetivo de desarticular um esquema de política de promoção da migração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos. A ação inclui o cumprimento de três mandatos de busca e apreensão em Tarumirim/MG, além do bloqueio judicial de cerca de R$ 250 mil pertencentes aos investigados.

De acordo com as investigações, os suspeitos promoveram a saída ilegal de cidadãos brasileiros, incluindo crianças e adolescentes, com o objetivo de obter vantagens financeiras. No decorrer da apuração, foi constatado que 36 pessoas foram conduzidas ilegalmente, enfrentando os perigos do deserto mexicano e o risco de ações de grupos criminosos que operam no trânsito clandestino até os Estados Unidos.

Polícia Federal faz ação em Governador Valadares para combater esquema de migração ilegal  para os EUA

Foto/ Divulgação PF

As pessoas envolvidas podem ser responsabilizadas por crimes de promoção de migração ilegal , com agravante para os casos que envolvam menores de idade. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a prática também pode configurar crime de tráfico internacional de menores, dependendo das situações apuradas.

A travessia irregular pela fronteira mexicana é conhecida por ser extremamente arriscada, com relatos de violência, abandono e condições desumanas enfrentadas pelos migrantes. A Polícia Federal reforça que a operação visa não apenas desarticular o crime de grupo, mas também protege possíveis vítimas de um esquema que explora a vulnerabilidade de pessoas em busca de melhores condições de vida.

O nome da operação, Gimnasio , faz referência a um dos métodos utilizados pelos investigados para atrair brasileiros interessados ​​na travessia. Além de cobrar altas quantidades, o grupo lucrava explorando o desespero e a falta de informação das vítimas, expondo os riscos graves durante a trajetória.

A Polícia Federal reforça o alerta sobre os perigos da migração irregular e da atuação de grupos que exploram o desespero das famílias. Além dos riscos à segurança pessoal, quem participa de travessias ilegais também fica sujeito a deportações e sanções legais nos países de destino.

A operação continua em andamento, com o objetivo de localizar outros envolvidos e ampliar as investigações sobre a atuação do esquema.

Fonte: Por redação do Bahiaextremosul.

Tags:   Operação da PF Gov. Valadares imigrantes ilegais EUA
publicidade