Em meados do mês de março deste ano, diversos produtos da prefeitura municipal de Santa Cruz Cabrália foram subtraídas do almoxarifado municipal. Os bens eram oriundos de doações, tendo em vista as enchentes que atingiram a região no começo do ano de 2024. Uma parcela considerável dos produtos ainda estavam guardadas e estavam sendo doados à população carente e que fora atingida diretamente pelas chuvas.
Entre os produtos subtraídos estavam: Celulares, Tablets, Notebooks, fogões, materiais de higiene pessoal, insumos para atendimento hospitalar, entre outros bens.
Ciente do fato, a equipe da Polícia Civil de Santa Cruz Cabrália passou a empreender esforços consideráveis na tentativa de identificar os autores do fato, recuperar os produtos e devolvê-los a gestão pública. As investigações apontaram para o envolvimento de agentes públicos em diversos desvios de produtos da prefeitura, entre eles, os bens que haviam sidos doados e posteriormente foram furtados.
Medidas cautelas foram interpostas e, através de um mandado de busca e apreensão, foi possível localizar alguns dos produtos furtados e identificar um dos autores do fato. Interrogado pela Autoridade Policial, o servidor confessou todo o fato, entregou mais produtos furtados, informou para quem vendeu parte dos produtos e entregou o seu comparsa (também funcionário público).
Todos os envolvidos foram interrogados/ouvidos, tendo sido detalhada a dinâmica criminosa. No total foram recuperados: três noteboks, três aparelhos celulares, um tablet, quatros fogões, produtos de higiene e diversos materiais de atendimento pré-hospitalar. Diligências ainda estão sendo realizadas, no sentido de localizar os produtos que ainda não foram recuperados.
Os indivíduos foram devidamente indiciados e devem responder por crimes contra a administração pública, entre eles, o delito de peculato doloso.