Publicidade Davaca novo

Polícia Civil prende sete pessoas e desarticula esquema bilionário de adulteração de combustíveis na Bahia

Por Neuza em 16/10/2025 às 09:28

A Polícia Civil da Bahia, por meio do Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco-LD), deflagrou nesta quinta-feira (16) a Operação Primus, que resultou na prisão de sete pessoas e na apreensão de armas, veículos de luxo e equipamentos usados na adulteração de combustíveis.

O principal alvo da investigação, apontado como líder do esquema criminoso, foi preso em um hotel no município de Lençóis, na Chapada Diamantina. Outros três suspeitos foram detidos em Conceição de Feira, Feira de Santana, e nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Durante as ações, os policiais apreenderam três pistolas, uma submetralhadora, carregadores, munições e cerca de 10 veículos de alto padrão. Segundo a investigação, os criminosos atuavam em diversas regiões da Bahia, utilizando empresas de fachada e postos de gasolina para adulterar combustíveis e lavar dinheiro.

Além das prisões e apreensões, a Polícia Civil informou que 200 postos de combustíveis estão sob investigação por envolvimento no esquema. A Justiça também determinou o bloqueio de R$ 6,5 bilhões em bens e valores vinculados à organização criminosa.

Polícia Civil prende sete pessoas e desarticula esquema bilionário de adulteração de combustíveis na Bahia

As ações da Operação Primus estão sendo realizadas nos municípios de Feira de Santana, Conceição do Jacuípe, Alagoinhas, Morro do Chapéu, Itaberaba e Iaçu, além de São Paulo e Rio de Janeiro. O objetivo, segundo a Polícia Civil, é desarticular uma das principais lideranças criminosas do setor de combustíveis no estado e enfraquecer a estrutura financeira da organização.

Polícia Civil prende sete pessoas e desarticula esquema bilionário de adulteração de combustíveis na Bahia

A investigação segue em andamento para identificar outros integrantes e empresas envolvidas no esquema.

Polícia Civil prende sete pessoas e desarticula esquema bilionário de adulteração de combustíveis na Bahia

Fonte: Bahiaextremosul

Tags:   Operação Primus
publicidade