A Polícia Civil da Bahia, através do Núcleo de Homicídio de Teixeira de Freitas, efetuou na manhã de sexta-feira (6) a prisão de um homem, de 36 anos, identificado como envolvido na morte de Roque Bianchi, encontrado morto em sua residência no dia 30 de agosto de 2019.
Roque Bianchi de 55 anos, ex-gerente geral do Frigorífico Frisa foi encontrado morto na área da frente de sua residência, na Rua 23, do bairro Eixo Sul, em Teixeira de Freitas, na manhã do dia 30 de agosto de 2019.
Durante a investigação, constatou-se que a vítima sofreu múltiplas lesões por arma branca, e sua residência apresentava sinais de luta corporal e subtração de bens, incluindo uma televisão e um aparelho celular.
Como parte da estratégia de revisar casos antigos, pela Polícia Civil e pelo Departamento de Polícia Técnica, através de avanços na análise papiloscópicas de evidências coletadas durante a perícia do local do crime, e o criterioso trabalho desenvolvido por Peritos Técnicos Criminais, foi possível identificar a pessoa que esteve presente no local do crime e entrou em luta corporal com a vítima. A identificação das impressões digitais compatíveis com as do investigado foi determinante para apontá-lo como envolvido no crime.
Diante das evidências, a Polícia Civil representou pela prisão temporária e busca e apreensão na residência do investigado. Após parecer favorável do Ministério Público, a 1ª Vara Criminal de Teixeira de Freitas decretou as medidas.
Na manhã de sexta-feira, equipes policiais cumpriram o mandado de prisão e realizaram buscas no endereço de Reginaldo, localizado no bairro Teixeirinha. O investigado foi conduzido à carceragem da Polícia Civil e está à disposição da Justiça.
O caso ganhou grande repercussão na época, pois fazia cerca de três meses que a vítima havia sido demitido do frigorífico Frisa, onde ele exercia a função de gerente e, em face de uma sequência de outros crimes envolvendo funcionários e ex-funcionários da referida empresa, chegou-se a questionar se o crime tinha relação com os demais ocorridos em uma sequência; ou com suas atividades profissionais e sua demissão do estabelecimento.
A dinâmica do crime e os fatos até o momento descobertos, no entanto, demonstram que o investigado entrou no imóvel para furtar e, ao ser surpreendido pela vítima, que se encontrava em casa, houve resistência e luta corporal, que resultou na consumação do crime de latrocínio. Portanto, sem co-relação com os demais crimes ocorridos ou com suas atividades anteriores no frigorífico. Apura-se se o investigado agiu sozinho.
Lixeira em frente a casa da vítima com marca de pisada no muro.
A Polícia Civil reforça o compromisso com a elucidação de crimes e a aplicação da justiça, trazendo respostas às famílias das vítimas, mesmo em casos de longa data.
O coordenador da 8ª Coorpin, delegado Moisés Damasceno explicou que a coleta de impressões digitais no local foi fundamental para identificar o suspeito e a elucidação do crime.
Já o diretor do Departamento de Polícia Técnica, Eder Amorim, falou que a chegada de novos peritos e de equipamentos modernos enviados pelo Governo do Estado tem contribuído para dar celeridade aos trabalhos que vem sendo desenvolvidos na elucidação de crimes violentos cometidos na cidade e que estavam se solução devido à falta de equipamento.
Eder explica que com a chegada desses novos equipamentos muitos crimes que estavam parados há muito tempo serão esclarecidos com mais velocidade, diante disso, a Polícia Civil poderá dar uma resposta mais rápida a sociedade, principalmente nesses crimes de grandes repercussões.