A Secretaria da Segurança Pública (SSP) da Bahia apresentou nesta quinta-feira (12) o balanço parcial da 14ª fase da Operação *Unum Corpus, deflagrada em todo o estado. Até o momento, 516 criminosos foram presos, e 55 armas de fogo, além de diversos objetos ilícitos, foram apreendidos.
No total, foram apreendidos cerca de 16.777 g de drogas, recuperados 28 veículos, e encontrados R$ 62.129,00 em espécie. Das prisões realizadas:
• 144 foram por crimes contra a vida;
• 140 por tráfico de drogas;
• 126 por crimes contra o patrimônio;
• 49 por estupros;
• 61 por violência doméstica;
• 132 por outros crimes diversos.
Na região da 23ª COORPIN/EUNÁPOLIS, a operação contou com a atuação de 70 policiais e 16 viaturas, resultando em:
• 22 prisões de suspeitos envolvidos em homicídios, feminicídios, tráfico de drogas, estupro e crimes contra o patrimônio;
• 4 prisões civis (relacionadas a pensão alimentícia);
• 1 apreensão de menor infrator.
* 1.198g de drogas;
* 42 pés de maconha;
* 2 armas tipo pistola;
* 210 munições;
* 3 veículos recuperados;
* R$1.910,00 em espécie;
As ações ocorreram nos municípios de Eunápolis, Porto Seguro, Belmonte, Santa Cruz Cabrália, Itapebi, Itagimirim, Itabela e nos distritos de Arraial d’Ajuda e Trancoso.
Durante a operação dois casos importantes a destacar são a Prisão de R.S.M., de 39 anos, autor de feminicídio o qual foi o responsável pela morte ocorrido em Itabela no dia 01/12/2024, tendo como vítima Joana Costa Silva, de 45 anos. O crime foi cometido com uma arma branca e chocou a cidade. Durante as investigações, foi constatada também a participação de R.S.M. em um roubo a uma casa lotérica em Eunápolis.
E outro fato importante a destacar foi a Localização de Suspeitos de Homicídio e o confronto com Douglas Oliveira Santos, 22 anos, e Jabson Correia dos Reis, os quais foram identificados como responsáveis pelo desaparecimento de Gerson Freitas, 23 anos, e Davi Santana, 14 anos, no distrito de Santo André, Santa Cruz Cabrália, fato ocorrido em abril desse ano.
Durante o cumprimento de mandados de prisão, ambos os suspeitos resistiram e atacaram os policiais, resultando em confronto armado. Ambos foram a óbito, e foram apreendidas com eles pistolas de grosso calibre e 218 munições.
A Polícia Civil reafirma seu compromisso com a sociedade baiana, trabalhando para garantir segurança e justiça para os cidadãos.