Publicidade Davaca novo

PL 490: indígenas protestam na BR-101 contra projeto que muda demarcação de terras

O protesto acontece devido à votação no Congresso Nacional, do Projeto de Lei n° 490, que altera o processo de demarcação de aldeias no país.

Por Neuza em 25/08/2021 às 13:17


Um protesto foi realizado por volta das 9h30 da manhã desta quarta-feira, 25 de agosto, por índios da etnia Pataxó, na altura do km 794 da BR-101, no trevo do Parque Nacional do Descobrimento entre Itamaraju e Itabela.

Os índios protestam contra o Projeto de Leio 490/07, que prevê medidas que dificultam a demarcação de terras indígenas e incentivam atividades de garimpo. Os indígenas eram da região e utilizaram faixas, pedaços de madeira e pedras. Eles bloquearam o trânsito nos dois sentidos.

A manifestação que também acontece em outros locais da região tem por objetivo reivindicar o projeto de lei 490 que tramita no Congresso Nacional que altera o processo de demarcação de terras indígenas.

O ato está sendo acompanhado por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF). De hora em hora os índios permitiram por alguns minutos a passagem de veículos, que por conta da manifestação formou um grande congestionamento na via. Eles disseram que a partir das 14h, o transito seria totalmente interrompido até que a sessão do Supremo Tribunal Federal (STF) que irá julgar um recurso que pode instituir o “marco temporal”, na qual indígenas só podem reivindicar terras que ocupavam até 1988, data da promulgação da Constituição Federal, fosse encerrada.

Eles disseram também que a liberação ou não da BR 101 irá depender do resultado desse julgamento.


Fonte: Fernanda Silva/Bahiaextremosul

Tags:   Protesto PL 490 Índios BR 101
publicidade