Publicidade Davaca novo

Pesquisa encontra substância semelhante à anfetamina em cigarros eletrônicos no Brasil

Cigarros eletrônicos são proibidos no Brasil, mas movimentam mercado milionário. Especialistas alertam que substância pode potencializar o vício, somando com a nicotina em altas quantidades.

Por Neuza em 15/08/2024 às 08:42

Pesquisa encontra substância semelhante à anfetamina em cigarros eletrônicos no Brasil

Foto: Reprodução/ redes sociais

 

Há quem ache que os cigarros eletrônicos são apenas vapor inofensivo, composto de água e sabor, mas eles estão longe disso. Esses dispositivos contêm centenas de substâncias, várias delas tóxicas. O que eles contêm, exatamente, ainda não é muito claro, mas pesquisadores encontraram, pela primeira vez, vapes com uma substância semelhante à anfetamina, uma droga sintética que potencializa o vício.

 

Os cigarros eletrônicos são proibidos no Brasil, mas entram ilegalmente, principalmente pelas fronteiras, movimentando um mercado milionário, segundo a polícia. Com procedências diversas, é um desafio para a pesquisa determinar o que, exatamente, eles contêm, já que muitas das substâncias nem constam nas embalagens.

 

Foi tentando entender melhor a que riscos as pessoas estavam expostas que a Universidade Federal de Santa Catarina e a Polícia Científica do estado se juntaram em uma pesquisa. Na análise, eles conseguiram identificar a octodrina, que é da mesma família da anfetamina e tem efeitos semelhantes. A droga estava presente em três marcas diferentes circulando no Brasil.

 

A substância entra para a lista ao lado de outras, como:

Glicerol, propilenoglicol, formaldeído, acetaldeído, acroleína, acetona e nicotina.

Elas são tóxicas, cancerígenas e a nicotina atua para viciar.

Fonte: G1-BA

Tags:   Vape nicotina jovens
publicidade