Publicidade Davaca novo

Participantes do Projeto Cacau Sustentável aprendem sobre manejo da planta

O Cacau Sustentável é uma iniciativa apoiada pela Suzano e visa trabalhar áreas de preservação da empresa com o manejo do fruto.

Por Neuza em 25/04/2019 às 11:39

Mucuri, 25 de abril/19 – Com o objetivo de aproveitar suas áreas de preservação para o cultivo de cacau por parte de pequenos agricultores da região do Picadão, no Extremo Sul da Bahia, a Suzano desenvolve de maneira piloto o Projeto Cacau Sustentável, realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-BA) e a Cargill Cacau e Chocolate. No período de 9 a 11 de abril, representantes das famílias que participam do projeto concluíram o terceiro módulo de capacitação.

A capacitação é oferecida por meio do Programa Pro-Senar Cacau, que conta com 20 participantes das comunidades de Nova Brasília e Cruzelândia, aí incluídos representantes das famílias do Projeto Cacau Sustentável e outros pequenos agricultores da região do Picadão da Bahia. A iniciativa é resultado do envolvimento dos moradores da comunidade de Nova Brasília no Conselho Comunitário local.

O Conselho Comunitário conta com o apoio da Suzano, sendo parte do modelo participativo de relacionamento entre a empresa e as comunidades nas quais suas atividades estão inseridas. “O principal objetivo é contribuir para a transformação da realidade das comunidades por meio de iniciativas sustentáveis que valorizem as características locais e regionais”, enfatiza André Becher, da área de Desenvolvimento Social da Suzano em Mucuri.

No treinamento – o terceiro de um total de 18 módulos de capacitação – foram detalhadas as melhores práticas de manejo do cacau nos diferentes contextos de solo e ambiente. Alguns módulos práticos do treinamento foram realizados na área do Projeto Cacau Sustentável da Suzano. “Além de ser uma vocação da região, a produção de cacau tem gerado renda complementar às famílias envolvidas no projeto”, disse Becher.

O Projeto Cacau Sustentável teve início em outubro de 2018 e, entre abril e maio deste ano estão sendo realizadas várias atividades, como estruturação de viveiro, preparo de áreas, adubação e plantio. Paralelamente, são realizadas as atividades de gestão e formação, por meio do Pro-Senar Cacau, além da organização dos participantes em associação.

Fonte: Bahiaextremosul

Tags:   Cacau Sustentável Projeto Suzano
publicidade