Publicidade Davaca novo

Participação cidadã de jovens será o tema do Dia Mundial da Juventude 2015

Por Neuza em 11/08/2015 às 17:01

 

 

 

Em 12 de agosto, estão programadas atividades em todos os continentes para debater os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o papel dos jovens para o fim da pobreza e o cuidado com o planeta

 

Ao redor do mundo, algumas datas estão se tornando emblemáticas por tratar de questões importantes e comuns aos diferentes países e pessoas. ODia Internacional da Juventude é um desses casos.

 

Celebrada no dia 12 de agosto desde 1999, por resolução da Assembléia geral da organização das Nações Unidas (ONU),esta é uma data emblemática para mobilizar e dialogar com a juventude sobre seu papel e sua ação frente a temas que dizem respeito ao planeta e à forma de viver das sociedades. Assuntos importantes já fizeram parte dos eventos comemorativos em torno da data ao redor do mundo: sustentabilidade (2009), mudanças climáticas (2008), pobreza (2006), trabalho digno e produtivo (2003) e desenvolvimento (2002).

 

Este ano, o tema será "Participação Cidadã da Juventude”. Este tema é estratégico no ano em que nações de todo o mundo acabam de definir os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda pós 2015 que substituirá os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e criará metas, estratégias e indicadores capazes de impactarem profundamente as desigualdades, a devastação do planeta e as violações de direitos.

 

De forma articulada, Organizações da Sociedade Civil (OSCs), redes e coletivos de juventude globais estão organizando atividades de mobilização de jovens em torno dos ODS. O objetivo é pensar seu papel e construir caminhos para a participação cidadã da juventude para o fim da pobreza e o desenvolvimento sustentável do planeta.

 

No Brasil, a Abong - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais, juntamente com Engajamundo, Ibeac – Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário, Viração Educomunicação e o grupo jovens da Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura estão organizando uma ação para marcar a data.

 

O local escolhido, Parelheiros, se localiza em uma região que atualmente concentra grande parte dos mananciais, matas e nascentes de toda a Grande São Paulo. No espaço da Biblioteca acontecerá uma roda de conversa com outros/as jovens que acompanharam os debates da ONU para a Construção dos ODS, como Raquel Rosemberg, do Engajamundo e Rafael Fernandes, do Clímax (coletivo de jovens que acompanham as conferências do clima em todo o mundo). Paralelamente, acontecerão jogos interativos e será distribuído um "quit ativismo” com lambe-lambe,funzineestencilsobre os novos Objetivos.

 

Jovens no desenvolvimento da sociedade civil

A ONU define como jovens aqueles/as com idade entre 15 e 24 anos. No Brasil, esta fase se estabelece entre 15 e 29 anos, de acordo com o Estatuto da Juventude. Os jovens representam 18% da população global ou 1,2 milhões de pessoas e 87% deles vivem em países em desenvolvimento, enfrentando desafios trazidos pelo acesso limitado a recursos, a cuidados de saúde, educação, emprego, entre outros. Atualmente, as Nações Unidas reconheceram a juventude como importante ator nos debates sobre o futuro do planeta e da humanidade. Ainda assim, os jovens ainda precisam garantir seu espaço em locais que concentram a participação de adultos.

É possível participar:

Você pode participar dando sua opinião nas redes sociais sobre o "papel da juventude para o fim da pobreza e para o desenvolvimento sustentável” e incluindo #jovempresente e #youthpower.

Saiba mais sobre os ODS em:www.brasilnopos2015.wordpress.com

Fonte: Neuza Brizola/Ascom.

Tags:   Mundo
publicidade