Publicidade Davaca novo

Países latinos debatem o desenvolvimento territorial rural em Salvador

Por Neuza em 20/11/2015 às 13:30

 

 

 

Desenvolvimento Agrário

Agricultura Familiar Alimenta o Brasil que Cresce

 

Representantes de doze países reunidos em torno de um objetivo: repensar as políticas de desenvolvimento territorial para o rural do século XXI. É a Semana Internacional de Desenvolvimento Territorial, uma iniciativa inédita do Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT/ MDA). O evento deve reunir cerca de 500 pessoas ligadas ao tema, entre os dias 23 e 28 de novembro, em Salvador (BA).

México, Guatemala, Honduras, República Dominicana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Espanha e Costa Rica já confirmaram presença no evento.

Nos dois primeiros dias, serão realizados quatro eventos simultâneos, voltados para representantes de colegiados territoriais, gestores públicos, professores, pesquisadores e profissionais ligados às políticas públicas de desenvolvimento territorial.

Os temas serão discutidos pela Rede Nacional de Colegiados Territoriais, Rede Brasileira de Pesquisa e Gestão de Desenvolvimento Territorial e pelos Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial (Nedet’s). Além disso, os servidores baianos ligados à políticas de desenvolvimento territorial poderão participar de um curso de formação, organizado pelo governo local.

Um dos momentos mais importantes, segundo o secretário de Desenvolvimento Territorial do MDA, Humberto Oliveira, é o 10º Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial, marcado para os dias 25 e 26 de novembro.

"Entendemos que era preciso um espaço para debater o assunto. O Fórum trouxe, ao longo desses anos, temas importantes, avançando, também, para um olhar sobre o rural”, explica o secretário.

Neste ano, o tema abordado será a construção de um caminho para o desenvolvimento sustentável, pensando políticas para o meio rural do século XXI.

"Queremos pensar sobre a realidade brasileira e a dos demais países latino-americanos, assim como de todo o continente. Para nós, o rural não é mais apenas o campo, ele vincula campo e cidade nos espaços rurais ou nos territórios rurais do Brasil. Ele não trata apenas de agricultura, embora ela seja a atividade mais importante dos territórios rurais, pois já existem outras atividades que dividem a importância econômica nos territórios. Essa concepção de que o rural é uma forma territorial de vida social amplia os horizontes sobre a ruralidade”, comenta.  

Programação

A abertura da Semana Internacional está prevista para o dia 23, às 10h. Em seguida iniciam as plenárias e debates comandados por autoridades nacionais e internacionais, voltados para professores, pesquisadores e profissionais ligados às políticas públicas de desenvolvimento territorial. No dia 25, com o início do Fórum, interessados no tema de desenvolvimento territorial também poderão participar, além dos profissionais que estiveram nos primeiros dias. A inscrição pode ser feita no site do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e é gratuita.

Nos dias 27 e 28, o governo local promoverá uma visita de campo ao Território da Cidadania do Sisal, que compreende 20 municípios baianos. O objetivo é conhecer boas práticas desenvolvidas no território que promovam a gestão participativa de projetos de desenvolvimento rural sustentável.

Humberto afirma que o MDA já sentia a necessidade de promover um evento desse porte para a troca de experiências entre países da América Latina, em especial.

"O Brasil tem sido uma referência por ser um país que adotou uma política de desenvolvimento territorial para o meio rural, centrado no fortalecimento da agricultura familiar e na reforma agrária. Essa experiência brasileira tem como referência o Programa Territórios da Cidadania, que foi implantado em outros países, com outros nomes, com a cooperação do MDA e de outros organismos internacionais, como a FAO e o IICA”, completa.  

Parcerias

A Semana Internacional de Desenvolvimento Territorial é uma parceria do MDA, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Territorial, com os governos da Bahia e do Ceará, IICA, Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Banco Mundial) e com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

Territórios da Cidadania

O Territórios da Cidadania, lançado em 2008, quer promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável.


Fonte: Neuza Brizola/ Ascom

Tags:   Bahia
publicidade