Foto: Kevork Djansezian/Getty Images
O cantor britânico Ozzy Osbourne morreu aos 76 anos nesta terça-feira, 22. O artista foi líder da banda de heavy metal Black Sabbath e um dos maiores ícones da história do rock. A causa da morte de Ozzy ainda não foi divulgada.
"É com tristeza que meras palavras não podem expressar que temos que informar que nosso amado Ozzy Osbourne faleceu esta manhã. Ele estava com a família e cercado de amor. Pedimos a todos que respeitem a privacidade da nossa família neste momento", disse a família em comunicado à imprensa.
O Príncipe das Trevas, como ficou conhecido, se apresentou pela última vez com os companheiros de banda no dia 5 de julho, em meio às dificuldades causadas pelo mal de Parkinson. Ele foi diagnosticado com a doença em 2020.
Esta foi a primeira vez em 20 anos que a formação original do Black Sabbath, composta por Ozzy, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward, se apresentou reunida. O show ocorreu no festival Back to the Beginning, realizado no estádio de futebol Villa Park, em Birmingham, na Inglaterra.
A banda preparou um set de quatro músicas, que levaram o público à loucura: War Pigs, N.I.B., Iron Man e Paranoid. No evento, Ozzy também presenteou os fãs com um show solo tocando hits como Crazy Train, I Don't Know, Mr. Crowley e Mama, I'm Coming Home.
Nascido John Michael Osbourne em Birmingham, na Inglaterra, no dia 3 de dezembro de 1948, o ícone do heavy metal teve uma série de empregos, incluindo operário, encanador e trabalhador de matadouro, depois de abandonar a escola aos 15 anos. Ele sofria com dislexia.
Ele era casado com Sharon Osbourne, sua empresária, com quem teve três filhos: Aimée Osbourne, Kelly Osbourne e Jack Osbourne. O cantor também teve outros três filhos fruto de seu relacionamento com Thelma Riley: Louise Osbourne, Jessica Osbourne e Elliot Kingsley.
Vida dedicada ao heavy metal
Em 1968, aos 20 anos, Ozzy Osbourne se tornou vocalista de uma banda chamada Polka Tulk Blues Band. Foi nesta época em que ele conheceu Iommi, Butler e Ward. Algum tempo depois, o quarteto mudou o nome da banda para Earth.
No entanto, à medida em que as letras e o som da banda ficavam mais "pesados", eles perceberam que precisavam de outro nome. Black Sabbath foi escolhido em homenagem ao filme de horror italiano de mesmo nome do diretor Boris Karloff.
Em entrevista à Rolling Stone em novembro de 2023, o cantor britânico revelou que não se sentia um ícone do gênero musical. "Queria me sentir um ícone do caralho! Tive uma longa carreira e levantei algumas sobrancelhas ao longo do caminho. Conheci pessoas incríveis. Fiz alguns shows bons e alguns ruins pra caramba", disse.
Em 1970, o Black Sabbath lançou seu primeiro álbum homônimo, que mudaria, definitivamente, os rumos da música "pesada". A estreia foi considerada a primeira de um álbum de heavy metal da história, alcançando top 10 no Reino Unido.
Um ano depois, o segundo álbum da banda, Paranoid, liderou as paradas musicais do Reino Unido e alcançou a 12ª posição no ranking da Billboard. O abuso de substâncias e bebidas alcoólicas, no entanto, fez com que o cantor fosse demitido da banda em 1979. ele foi substituído por Ronnie James Dio.
Anos depois, Iommi revelou em entrevista ao The Guardian que Osbourne estava "fora de controle" em seus últimos anos no Black Sabbath. Foi neste mesmo período em que ele conehceu Sharon, filha de Don Arden, empresário do Black Sabbath. Enquanto Arden queria demiti-lo da banda, Sharon se tornou sua empresária e, posteriormente, sua esposa.
Polêmicas
Em 20 de janeiro de 1982, Ozzy protagonizou uma das maiores polêmicas de sua carreira. Durante um show no Auditório Memorial dos Veteranos de Des Moines, em Iowa (EUA), ele arrancou a cabeça de um morcego vivo com uma mordida. O episódio foi duramente criticado e elevou estigmas e críticas ao gênero musical como um todo.
Na época, o cantor criou uma performance na qual ele jogava carne crua em cima do público, que retribuía com qualquer outra coisa. "Sempre gostei de filmes antigos que costumavam ter essas lutas de tortas de creme. Isso me deu a ideia de jogar, em vez de torta, pedaços de carne e partes de animais para o público, Achei hilário. Eles jogavam todo tipo de coisa, até um sapo vivo", revelou no documentário The Nine Lives of Ozzy Osbourne.
Naquele show no Des Moines, um fã jogou um morcego vivo, mas Ozzy afirmou que acreditava ser de borracha. "Peguei, coloquei na boca, mastiguei e mordi, sendo o palhaço que sou. Os morcegos são os maiores transmissores de raiva do mundo. Depois tive que ir ao hospital e passei a tomar vacinas contra a raiva todas as noites", contou. O episódio chocou a multidão que assistia à apresentação.
Naquele mesmo ano, ele acabou sendo preso após urinar em um monumento nacional em San Antonio, Texas. Ele urinou diante do Cenotáfio da cidade, construído em 1939 para homenagear os mortos de uma batalha ocorrida durante a Guerra da Independência do estado.
Ele passou a tarde na cadeia sob acusação de embriaguez em local público e foi liberado, horas depois, sob fiança de US$ 40. Apesar do valor ínfimo, o cantor foi proibido de tocar em San Antonio até 1992, quando se desculpou publicamente e doou US$ 10.000 a uma instituição local. Ele também fez duas apresentações na cidade.
Festival de música e reality show
Em 1996, Sharon criou o Ozzfest, depois que o cantor foi impedido de participar do Lollapalooza. O evento se tornou o maior festival de heavy metal dos EUA e passou a ser realizado em diversas cidades da Inglaterra e dos Estados Unidos, contando com apresentações do Black Sabbath, Metallica, Iron Maiden, Slipknot, entre outros.
Já em 5 de março de 2002, o britânico estreou o The Osbournes, um reality show transmitido pela MTV que mostrava o dia a dia de sua família. A atração, que durou quatro temporadas, faturou um Emmy e rendeu para Ozzy outros olhares do público, o tornando um "papai queridinho da América". A ideia partiu, novamente, de Sharon, o que refletiu positivamente na carreira solo do britânico.
Em 2002, ele contou à Rolling Stone que gostaria que seu epitáfio fosse lido apenas como: "Ozzy Osbourne, nascido em 1948, morreu assim e assim".
"Fiz muita gente sorrir. Também fiz muita gente dizer: 'Quem diabos esse cara pensa que é?'. Garanto que, se eu morresse hoje à noite, amanhã seria: 'Ozzy Osbourne, o homem que arrancou a cabeça de um morcego com os dentes, morreu em seu quarto de hotel'. Sei que isso vai acontecer. Mas não tenho do que reclamar. Pelo menos serei lembrado", concluiu.