Publicidade Davaca novo

OUTUBRO ROSA – Aspectos emocionais ligados ao câncer de mama

Por Neuza em 30/09/2019 às 05:51

O índice de câncer de mama segundo estimativas do INCA, são 59.700 casos novos, para cada ano do biênio 2018-2019, com risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres. 

Tratando-se do câncer de mama, é de extrema importância ao ser diagnosticada, a paciente ser encaminhada ao acompanhamento psicológico, por diversos fatores entre eles os aspectos ligados ao temor pelas mutilações e as desfigurações que o tratamento pode levar, pois para a figura feminina a mama tem um valor simbólico de fertilidade, sexualidade, sensualidade e feminilidade, porém o diagnóstico de câncer de mama acentua também problemas emocionais como a ansiedade, baixa autoestima e a depressão. A agressividade dos métodos terapêuticos, o medo de perder a mama e a incerteza da recuperação afetam diretamente a saúde mental.

Compreendendo a importância da psicoterapia neste processo de tratamento do câncer de mama, o profissional qualificado trabalhará as emoções, os pensamentos disfuncionais, e outras técnicas ou seja reabilitara a saúde mental dando assim esperança, pensamentos positivos ao mesmo, ressignificar os pensamentos no processo de tratamento também trará êxito ao paciente. 

Vale também ressaltar que o acompanhamento psicológico para a família é relevante para esse processo pois envolve vários aspectos culturais, sócio econômico e outros de todas as pessoas próximas ao paciente diagnosticado com câncer de mama. 

Quem tiver alguma dúvida ou queira orientação poderá entrar em contato com a Psicóloga através do e-mail: [email protected], ou no Instagram: @gillandiapsi

Psicóloga Gillandia Feitosa – CRP 03/19123

Fonte: Gillandia Feitosa

Tags:   Câncer de mama Outubro rosa
publicidade