Segundo o fisioterapeuta Dr. Leonardo Felipe da Center Fisio, a avaliação da coluna se faz necessária para o ciclista porque algumas disfunções podem decorrer de uma postura inadequada adotada por longos períodos associado a uma possível predisposição.
Nos ciclistas, as hérnias de disco ocorrem mais frequentemente na região lombar, causando dor associada ao abaulamento do disco intervertebral ou extravasamento do núcleo pulposo e compressão da raiz nervosa no canal vertebral.
Para Dr. Leonardo Felipe da Center Fisio, esta lesão é um caso típico de desgaste e tensionamento decorrente de uma má postura, desequilíbrios musculares e esforço repetitivo. Ciclistas gastam horas pedalando e, muitas vezes, pouco tempo se cuidando18. Além da degeneração do disco intervertebral, a hipercifose, hiperlordose e escoliose são disfunções que podem acometer ciclistas, gerando dor.
Dr. Leonardo Felipe explica que; Ciclistas que apresentam flexão de tronco excessiva sobre a bicicleta podem contribuir com o mecanismo de lesão do disco intervertebral levando à ruptura do ânulo fibroso posteriormente, evoluindo para os graus de discopatia até a formação de hérnia de disco. Após instalada a hérnia discal, o ciclista é obrigado a interromper a atividade e reavaliar as dimensões do quadro ou posicionamento dos demais componentes para verificar se estão apropriados.
Ainda segundo o fisioterapeuta, a posição do ciclista em excessiva flexão comprime a porção anterior do disco intervertebral e dilata a posterior. Isto enrijece o complexo ligamentar posterior, levando à dor lombar. Para reduzir o risco de lombalgia relacionada ao esporte é defendida a utilização de testes funcionais em atletas na pré-temporada, a fim de identificar uma disfunção da estrutura lombo-pélvica, também denominado de Core. Core refere-se aos músculos que controlam o movimento e estabilizam a pelve e coluna lombar.
Ainda segundo o Dr. Leonardo, com esta avaliação é possível identificar a fraqueza muscular ou padrões de movimento com disfunção que, não sendo corrigidos, podem contribuir para uma lesão na região lombar21. Fraqueza ou falta de controle motor na musculatura que constitui o core pode levar a movimentos menos eficientes, padrões de movimentos compensatórios, distensão e lesões por overuse22, como, por exemplo, síndrome da banda ílio- tibial e dor fêmoro-patelar23.
A coluna lombar, o joelho e o tornozelo são alvos constantes de disfunções da estrutura lombo-pélvica. Dr. Leonardo Felipe é especializado em Coluna E Dor/ pós graduação em Terapia Manual / tratamento de Hérnia de Disco/ Fisiologia do Exercício- Membro Titular Escola Brasileira de Quiropraxia (IBRAQUI ) / IBO - Escola Brasileira de Osteopatia.
Faça uma avaliação na Center Fisio. Av. Brasil nº 149, de segunda a sexta feira, das 08 às 20 horas e aos sábados de 08 ao meio dia. Tel. (73) 99936-2928.