Publicidade Davaca novo

O papel da fisioterapia da coluna no processo de reabilitação

Por Neuza em 18/10/2021 às 05:34

O fortalecimento da região muscular é fundamental para a recuperação de pacientes com dor nas costas e limitação de movimentos. Por isso a fisioterapia de coluna é o tratamento conservador mais adequado para esses tipos de padecimentos. Segundo Dr Leonardo Felipe a coluna é o alicerce do corpo humano responsável por promover a movimentação de membros superiores e inferiores. É constituída por uma série de ossos que compõem quatro regiões distintas: cervical, torácica, lombar e sacro. Por ser bastante exigida por sobrecargas, a coluna pode sofrer com desgastes ao longo da vida do indivíduo, causando dor nas costas e limitações de movimentos.

A má postura é talvez uma das grandes vilãs e acomete uma parcela significativa da população mundial. Desde pessoas que trabalham na frente de computadores diariamente - sem se atentar à postura correta -, até atletas de alto desempenho que invariavelmente sobrecarregam as costas em demasia. Utilizado, sobretudo, para o tratamento de lombalgias, essa técnica visa a recuperação do paciente por meio do fortalecimento dos músculos abdominais e extensores do tronco. A atividade empregada nesse tipo específico de fisioterapia de coluna se diz respeito a exercícios de contrações isométricas e sincronizadas. A técnica atua diretamente no foco da dor, graças ao aumento da estabilidade da porção vertebral Terapia manual 

Essa terapia é uma das mais comuns, graças à eficiência na recuperação dos membros afetados. A fisioterapia manual é realizada por meio de recursos como massagens e técnicas manipulativas.

Terapia miofacial 

A terapia miofacial visa o "amassamento" da fáscia - tecido conjuntivo de alta elasticidade que reveste grupos musculares -  por meio de pressão realizada por rolos sobre as partes lesionadas do paciente. Essa compressão possibilita mais liberdade entre músculo e a fáscia, resultando em um alívio aos desconfortos causados pela dor. . A prática de atividade física leva ao fortalecimento muscular. Por outro lado, a inatividade leva à perda da força muscular, piorando o quadro. 

É importante buscar exercícios que não piorem o quadro, portanto, séries de exercícios de musculação, por exemplo, devem ser sempre orientadas por um profissional. 

Existem diversos exercícios físicos indicados para quem tem hérnia de disco. O importante é sempre aliviar o impacto na coluna, para não piorar o quadro. 

Pilates 

O Pilates é um dos exercícios mais indicados para quem tem hérnia de disco, uma vez que trabalha a consciência corporal, alonga e não coloca impacto direto na coluna. 

Com a prática regular do Pilates, há evolução da mobilidade do paciente e diminuição da percepção de dor.  

Dr. Leonardo Felipe Formação Internacional em Reabilitação de Coluna e Dor- Quiropraxia - Osteopatia - Pilates - Pis Graduado em Fisiologia Do Exercício é Traumato/Ortopedia.

Atendimento e avaliação - Center Fisio. Clinica da Coluna e Dor.  Av. Brasil nº 149, de segunda a sexta-feira, das 08 às 20 horas e aos sábados de 08 ao meio dia. Tel. (73) 99936-2928.

Fonte: Por: Leonardo Felipe

Tags:   Reabilitação da coluna
publicidade