Na madrugada deste sábado, 01 de maio, após mais uma articulação integrada entre a Secretaria de Saúde de Mucuri com o Núcleo Regional de Saúde (NRS) e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), outro paciente infectado com a Covid-19, foi transferido de UTI aérea para Salvador.
Desta vez o paciente trata-se de carpinteiro e artesão, morador e muito conhecido no distrito de Cruzelândia. Ele estava internado no Hospital São José de Itabatã (HSJ) e por apresentar dificuldade respiratória, precisou ser levado para contar com suporte de uma Unidade Terapia Intensiva (UTI).
A aeronave decolou de Salvador às 2h20, chegou ao aeroporto de Teixeira de Freitas às 3h35, embarcou o paciente mucuriense logo em seguida e retornou às 4h15. Às 5h30 o avião da empresa Brasil Vida pousou de volta à capital baiana.
A vaga aberta pela regulação estadual foi para o Hospital Espanhol, unidade de saúde que é referência na Bahia. “É importante ressaltar o empenho do Rodrigo Kuada, diretor do Núcleo Regional de Saúde (NRS), do poder de articulação do nosso prefeito Robertinho e todo o suporte da Sesab. É mais um cidadão mucuriense que recebe a atenção devida”, diz Fernando Jardim, secretário de Saúde de Mucuri.
De acordo com o boletim para a regulação do Hospital São José (HSJ), o paciente transferido tem 60 anos, é hipertenso, apresentou febre, dor de cabeça e cansaço. Ele foi transferido de Itabatã para Teixeira de Freitas numa ambulância com suporte de UTI do SAMU e de lá seguiu de UTI aérea até Salvador. “Não é fácil conseguir vaga em UTI neste momento da pandemia, quando os hospitais estão com um número alto de internados por causa da Covid-19. Por isso a importância deste trabalho conjunto que estamos fazendo em Mucuri”, assegura o prefeito Roberto Figueiredo ‘Robertinho’.
Além de Salvador, pacientes com quadros mais graves infectados pela Covid-19 em Mucuri, já foram transferidos para hospitais de campanha da região, a exemplo de Eunápolis e Porto Seguro.