Publicidade Davaca novo

Nova Viçosa – Rastreamento do câncer de mama e mutirão do Glaucoma acontece neste final de ano no município

Por Neuza em 23/11/2015 às 20:49

 

 

 

Com o objetivo de ampliar o diagnóstico precoce do câncer de mama, a prefeitura de Nova Viçosa em parceria com o governo do estado está disponibilizando durante os próximos 15 dias em Posto da Mata, o programa atende mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária considerada de risco para a doença.

Na primeira fase, as mulheres, que foram identificadas através das Unidades Básicas do Município e da Secretaria Municipal de Saúde realizarão os exames em um caminhão equipado com dois mamógrafos, onde cada equipamento tem capacidade para realizar, em média, 70 mamografias/dia, totalizando 140 mamografias/dia. 
 
 
 


Após a mamografia, num segundo momento, serão realizados os exames diagnósticos complementares para as pacientes que apresentarem imagens inconclusivas, visando à integralidade do atendimento. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico e radioterápico será realizado, em unidades de Alta Complexidade em Oncologia de Referência para a Região de Saúde.

O câncer de mama é uma doença silenciosa que atinge milhares de mulheres, podendo até levar à morte. É o segundo tipo mais frequente no mundo, e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Na Bahia, o Inca estima que este ano serão 2.560 novos casos da doença.
 
 

No primeiro dia de atendimento, foram atendidas 140 mulheres, segundo as atendentes. O caminhão está centralizado na avenida principal de Posto da Mata, e segundo o prefeito Márvio Mendes, a previsão é de atender quase duas mil mulheres durante o período do atendimento que será de 15 dias.

 

Segundo Márvio, são 12 PSFs no município e cada um mandou 140 mulheres, isso dá um total de quase duas mil mulheres que serão atendidas, a prefeitura de Nova Viçosa vem driblando a crise sem se descuidar da saúde de seus cidadãos. Em outubro a administração Márvio Mendes, trouxe o mutirão do Glaucoma, e segundo o prefeito, nos quase 400 atendimentos que foram feitos, quase 60% das pessoas atendidas tiveram o glaucoma diagnosticado.

 

 


Leiam na integra a entrevista do prefeito;

 

 

A grande expectativa para os administradores do extremo sul é o Consórcio de Saúde assinado neste mês pelo governo do estado e que entrará em vigor em janeiro de 2016. Prefeito, com a assinatura do consórcio o que melhora na saúde do município?

A melhora é que teremos mais atendimentos na alta complexidade e outros atendimentos que o município não dispõe, e os atendimentos vão ser prestados na UPA e no hospital regional de Teixeira de Freitas até que se construa a sede da policlínica.

O que muda com o consorcio?

Muda muita coisa, porque nos temos um problema seríssimo, mas na atualidade a medicina anda muito avançada, as pessoas só tem certeza do diagnostico para tratamento depois das imagens, então ultrassonografia, mamografia, ressonância, colonoscopia, depende das imagens, e através do consorcio a gente vai ter um numero maior de atendimento no município. A nossa PPI é em Salvador, então a gente não manda quase ninguém, a nossa luta é pra que 20% da PPI fique em salvador e 80 seja recambiado pra Teixeira de Freitas, pra ser atendido pelo município de Nova Viçosa, e os 40% que é do governo estadual de contrapartida e 60% do município. E com a parcela de R$1,00 por habitante.

A maioria dos atendimentos de saúde da região são feitos em Teixeira, inclusive exames de alta complexidade, com o consorcio vai facilitar a vida dos pacientes?

Com certeza, tanto facilita a vida dos pacientes quanto a vida do prefeito, porque todos esses exames de alta complexidade é folha e sendo pela policlínica deixa de ser folha, então é um TAC feito entre o governo do estado e os municípios, dessa maneira não vai onerar a nossa folha de pagamento.

Nesse ultimo ano de sua administração você vai poder trabalhar mais tranquilo com a chegada do consórcio.

Não adianta o prefeito reclamar que investiu 25% ou 30% na saúde, lá no tribunal de contas eles querem saber do cumprimento dos seus índices que é de 15% mínimo pra investir na saúde, 25% na educação e 54% de folha, o prefeito que não se adequar a esses índices, ele vai ser penalizado, a pena é de 30% do seu salario durante 1 ano, então é muito pesado, e lei foi feita pra ser cumprida. Então, a não ser que o congresso mude essa lei, 80% das prefeituras não conseguem adequar os 54% exigidos.


Fonte: Neuza Brizola/Bahiaextremosul.

Tags:   Nova Viçosa
publicidade